Por vezes sentirmos que falta qualquer coisa no vinho que estamos a beber. Parece que a textura, complexidade e aromas não são bem aquilo que estávamos à espera. O vinho é bom mas não nos sabe na perfeição e temos a certeza que poderíamos melhorar o momento. Faltará alguma coisa?

Talvez sim. Por isso deixo aqui 3 dicas de como apreciar um vinho. Seguindo estes passos, a degustação será, com certeza, mais prazerosa.

1. o vinho não deve ser servido à temperatura ambiente

A degustação vínica é, obviamente, algo subjetivo. Gostos são gostos mas, para tirarmos melhor partido de um vinho, a temperatura recomendada de serviço é algo que deve ser respeitado.

Cada vinho tem os seus aromas, complexidade e estrutura, que podem ser mais perceptíveis quando à temperatura correta. Aqui explicamos a temperatura correta para cada tipo de vinho.

2. Deixe o vinho respirar

O vinho é volátil, e o facto de o decantar ajuda a suavizar. Abrir o vinho e deixá-lo a descansar na garrafa, mesmo que por algum tempo, não será de todo o mais eficaz, uma vez que o gargalo é estreito e impede a entrada necessária de ar para a libertação de aromas. O ideal mesmo é usar um decanter ou uma jarra de vidro, para um arejamento mais rápido e eficaz.
A chave para o arejamento é tempo! Quanto mais jovem, intenso, vermelho e tânico, mais tempo deve ficar no decanter. Por outro lado, um vinho mais complexo e encorpado já precisa de menos tempo. Quanto a vinhos já com alguma idade, sendo altamente voláteis, alguns minutos já serão suficientes.

3. O tipo de copo é importante

O copo de vinho certo ajuda a tirar melhor partido do vinho e a tornar a degustação mais saborosa. No entanto, não precisamos de ter um copo para cada casta, região ou tipo de vinho, nem é necessário gastar demasiado em copos. Existem copos de vinho “multiuso”, ideais para vinhos tintos e brancos.

O ideal é usar copos grandes, do tipo balão, para os vinhos tintos. Para os brancos, copos mais pequenos e afunilados em cima, para que se concentrem os seus aromas mais delicados e para que o nariz os possa captar. Conheça aqui o tipo de copo adequado para cada tipo de vinho.

E como o vinho vem da Vinha,

Txim txim e boas pomadas.


mini-joao

crónica por joão guedes

Partilhar: