machas-vinho-detalhe

Se é apreciador de vinho, provavelmente já passou por uma situação semelhante. Está num agradável jantar com amigos e verteu algumas gotas de vinho tinto numa peça de roupa, na toalha da mesa, ou até naquela carpete tão especial para o anfitrião.

Da próxima vez que algo do género lhe acontecer, não fique preocupado! Esses tipos de mancha não são tão difíceis de remover como imagina! Abaixo, deixamos alguns truques e dicas para o fazer:

  1. detergente da louça e água oxigenada

    Use duas partes de água oxigenada para cada parte de detergente. Deverá ver a mancha de vinho tinto a desaparecer muito rapidamente. Nota: embora não haja problema em tecidos brancos, detergentes alcalinos ou à base de água sanitária removem a mancha mas também retiram a cor da maioria dos tecidos.

  2. vinagre de vinho branco e detergente para roupas

    Cubra a mancha com vinagre de vinho branco e comece a esfregar a mancha com detergente para roupas. Depois disso, basta passar por água quente e, à partida, a mancha deverá ter desaparecido.

  3. Sal e limão

    Em primeiro lugar, molhe o tecido em água fria e torça-o para remover o excesso de água. Molhe com sumo de limão, e raspe com uma quantidade generosa de sal. Passe por água para remover o limão e o sal. Repita o processo até a mancha desaparecer.

Experimente!

Partilhar: