Diferentes de todos os outros, os copos de vinho exigem um tratamento especial, uma vez que são geralmente feitos de um vidro bastante fino e delicado, o cristal, que acaba por proporcionar uma melhor experiência a quem cheira, prova ou bebe um bom vinho.

Já os copos de vidro requerem menos cuidados, na medida em que são mais resistentes tanto às altas temperaturas, como aos componentes dos detergentes, podendo ir à máquina de lavar louça (ainda assim, o menos frequentemente possível). A aparência do líquido e o reflexo do copo são adulterados com o descuido na hora de lavar os copos, e dele advêm marcas baças no cristal, manchas de dedos, vestígios de vinho, etc.

Para satisfazer os cuidados necessários dos copos de cristal e, consequentemente, para otimizar a experiência da prova do vinho, sugerem-se algumas dicas:

  1. Antes de mais, deve ter-se em conta que a máquina de lavar louça é prejudicial para os copos de cristal, devido às fortes temperaturas que atinge e ao tipo de detergente que é usado.
  2. O ideal mesmo é por mãos à obra… Literalmente! Ainda que o uso do lado não abrasivo da esponja (normalmente de cor amarela) não seja incorreto, os copos de cristal devem lavar-se preferencialmente com uma gota de detergente e apenas com as mãos, recorrendo à água morna em abundância para enxaguar.
  3. Para secar, opte por os dispor de cabeça para baixo, em cima de um pano seco e sem odores. Passado algum tempo, vire-os para cima e deixei-os secar ao natural. Se precisar de acelerar o procedimento, seque-os com o auxílio de um pano de microfibras ou de flanela.
  4. Sem esquecer: nunca servir o vinho num copo quente acabado de lavar!
Partilhar: