vinho-calorias-detalhe

Para quem apenas procura a resposta curta: sim, o vinho é calórico. Um copo contém, geralmente, entre 100 a 300 kcal, valor que depende principalmente da quantidade de açúcar e álcool.

Agora, a resposta mais longa: vamos imaginar uma balança daquelas muito antigas, com dois pratos de ferro.
Num dos pratos temos as pesadas calorias do álcool, sem qualquer valor nutricional (mas com elevado teor emocional!), as gramas de açúcar que alertam tantas consciências, mas que adoçam e fazem tudo saber tão bem.

No outro prato temos os micronutrientes (o vinho também tem vitaminas!), os inúmeros benefícios que o vinho pode trazer à saúde, o característico sabor, a alegria, as experiências, as ocasionais memórias.

O segredo para equilibrar os 2 pratos da balança?

Moderação. O ideal é mesmo aproveitar todos os benefícios contendo-se a quantidade de calorias consumida. É importante não esquecer que tudo o que é demais, rapidamente deixa de fazer bem, e começa a fazer mal.

Respondendo, por fim, à grande questão: sim, podemos considerar o vinho calórico. Calorias essas que, vindo do açúcar (4kcal/grama) e do álcool (7kcal/grama), geralmente atingem o seu pico nos doces e fortes vinhos de sobremesa.

No entanto, um, ou talvez, dois copos ocasionais farão muita diferença no consumo total de calorias? Nem por isso.

Dica: para quem está mais preocupado com a dieta agora no verão, optar por um copo de vinho branco suave em vez de um tinto mais forte será a opção caloricamente mais amigável. Se um copo não for suficiente, considerem substituir a sobremesa!

Partilhar: