Quinta do Cerro da Nora

A Quinta do Cerro da Nora

Propriedade da Douro Wine Devotion desde 1996, a Quinta do Cerro da Nora fica situada a 3km do Pinhão, na margem esquerda do Rio Pinhão, mesmo em frente à aldeia de São Cristóvão do Douro.
Inicialmente com 4ha de vinha e 12ha de mato, pouco a pouco foram adquiridas várias pequenas parcelas de diferentes proprietários, que estavam situadas no interior da quinta, o que permitiu que a área de vinha passasse a ser de 12ha, totalmente classificada com letra A.
Usufruindo de um solo xistoso e de uma exposição solar privilegiada, a todos os pontos cardeais, no início dos anos 2000 foi plantada vinha nova das castas Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Barroca e Sousão, onde inicialmente só existia rocha e mato.

A História da Douro Wine Devotion

A Douro Wine Devotion é uma empresa familiar direccionada para a produção e comercialização de vinhos DOC Douro e Vinhos do Porto.
Nasce da teimosia e da paixão de duas gerações em seguir o legado do avô Manuel, que em 1964, com a aquisição da Quinta do Castelinho, deu início à produção de vinhos pelo método tradicional e, posteriormente, à sua comercialização.
Apenas em 2001 a Quinta do Castelinho passou a integrar a Douro Wine Devotion, que, por sua vez, já detinha a Quinta do Cerro da Nora. Pouco tempo depois, em 2005, a família decidiu investir na remodelação total da adega da Quinta do Castelinho, dotando-a da mais recente tecnologia para a produção de vinhos de qualidade excepcional.
Actualmente, e após vários anos de produção exclusiva de vinhos DOC Douro e Vinhos do Porto para venda a granel, a família optou por avançar para o mercado com uma marca própria, que traduza o saber e a dedicação das três gerações. Em suma, a Douro Wine Devotion é regida pelo respeito e pela vontade em seguir o legado do avô Manuel, ao produzir vinhos provenientes de Quintas com história, suor e paixão.

 

Vinho Tinto Quinta do Cerro da Nora Grande Reserva 2011
O vinho de estreia que marca o início da terceira geração desta família anda já pelas bocas do mundo…

Cláudia Saraiva Santos (Enóloga)
Nota de Prova
O nosso vinho de estreia, de um ano de excepção. Juntámos Touriga Nacional a uvas de Vinhas Velhas com mais de 70 anos e deixámos estagiar 14 meses em barricas novas de carvalho francês.
Resultado: um vinho com um aroma muito carregado de fruta preta bem madura e especiarias, com bom corpo e bom volume de boca e taninos bem presentes, mas polidos. Uma agradável surpresa bebido já, mas com potencial de guarda muito promissor, em que cada dia que passa mostra a sua espectacular evolução.
Companhia perfeita para a mesa, com pratos de carne e queijos fortes, por exemplo, mas acima de tudo, enquadra-se na perfeição numa boa e animada conversa de amigos.

Por Manuel Carvalho
Nota de prova: 91/100 Data da Prova: 02.07.2016
Uma estreia auspiciosa de uma jovem enóloga, Cláudia Saraiva Santos, que representa a terceira geração de produtores da zona do Pinhão.
Um tinto com a marca do ano na sua concentração e intensidade, com aroma expansivo de fruta preta madura e especiaria, bom volume de boca, taninos imponentes mas polidos e uma acidez que lhe confere nervo, persistência e profundidade.
Bom para a mesa, recomenda pratos de carne ou queijos intensos. Ganhará com um par de anos de cave mas, na fase actual, é já um tinto com classe e distinção.”
in: http://fugas.publico.pt