As uvas Vitis vinífera ocupam a primeira posição entre todas as frutas do mundo, em termos de área cultivada ocupada no planeta Terra. Existem aproximadamente 10 mil variedades de castas, mas pouquíssimas delas são usadas pelos produtores internacionais.

Em Portugal são cultivadas variadíssimas castas. Estima-se que, entre autóctones e estrangeiras, existam 166 castas tintas e 152 brancas em todo o território. Este é um motivo para que os vinhos portugueses sejam distintos e únicos, representando a qualidade e personalidade das castas com que são feitos.

Entrando no Minho e descendo até ao Algarve, temos vinha por quase todo o lado. Na verdade, 2.6% do território nacional está ocupado com vinhas. Segundo a Organização Internacional da Vinha e do Vinho, este número faz de Portugal o líder na plantação de vinha (em percentagem do território total).

Além disso somos o terceiro maior consumidor de vinho per capita, e contamos com muitos séculos de história de vinha. Ora, isto prova que somos um país que aposta no vinho.

A cereja no topo do bolo é produzirmos vinhos considerados dos mais “value for money” (relação preço-qualidade) do mundo. Um grande exemplo é o Vinho Tinto Porca de Murça 2013 que foi considerado um dos melhores vinhos do mundo pela Wine Spectator e custa menos de 5 euros.

E como as uvas vêm da vinha,

Txim txim e boas pomadas!


mini-joao

crónica por joão guedes

Partilhar: