Partilhar:

Colheita Tardia
Château Sigalas Rabaud
Premier Cru Classé 1855 2012, 37,5cl
Sauternes

30

 13.5%

 2014-2044

 Servir a 8°-10°

 

O Produtor, nota de prova publicada em 13 de Junho de 2014

Na tradição de Sigalas, é um vintage de grande finesse. Apresenta uma cor amarelo pálido, com um nariz floral e delicados aromas de pêra e pêssego branco, realçados por um toque de especiarias. A entrada em boca é vibrante, com uma estrutura franca e poderosa e um equilíbrio etéreo. A finalização é marcada por aromas de limão confitado. Um grande ano que permite ao terroir de Sigalas expressar toda a sua elegância.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Château Sigalas Rabaud

O Terroir: Plantada numa ligeira encosta voltada a sul, a vinha cresce nos famosos “terraços de Sauternes”, orientada a sul e em altura, caracterizada por uma base de argila coberta por um solo sílico-cascalhoso depositado pelo Garonne há 600.000 anos. Este solo permite uma alimentação perfeita à vinha e proporciona belas maturações.

A noroeste flui o Ciron, um pequeno rio de águas frias que favorece a formação de nevoeiros indispensáveis ao desenvolvimento do Botrytis cinerea.

Este famoso fungo permite o aparecimento da podridão nobre. As uvas douradas adquirem então uma coloração violeta, cobrem-se com um leve veludo branco e depois retraem-se. Esta concentração é acompanhada de uma multiplicação de aromas e sabores nas uvas.

“No final, este terroir é um dos pequenos milagres que um núcleo de conhecedores fiéis coloca no firmamento do Sauternes.” — Olivier POUSSIER, Melhor Sommelier do Mundo, Guia do Vinho da França.

Vinificação: Um belo ataque de botrytis permitiu o início da vindima a 25 de setembro para a produção do vinho Le Château Sigalas Rabaud. A pequena superfície e o terroir homogéneo de Sigalas ofereceram, como sempre, a possibilidade de vindimar rapidamente uma “podridão nobre” de grande pureza. Foram necessárias 5 passagens. Trata-se de um ano muito vibrante, com uma bela concentração.

Envelhecimento: 18 meses em barrica de carvalho francês.

Enólogo: Eric Boissenot.

Harmonização: Capão com passas, recheado com foie gras, batatas pequenas salteadas e cogumelos porcini.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 110192

Château Sigalas Rabaud

Uma história que remonta ao século XVII, quando os magistrados do parlamento de Bordéus descobriram o potencial dos grandes terroirs da margem esquerda do Garonne. O conselheiro Rabaud criou então uma vinha de 60 hectares a sul do Ciron, famoso afluente do Garonne. Em 1832, o Guia Jullien (guia de referência da época) classificou a qualidade da produção de Rabaud ao nível da de Yquem e de Rayne Vigneau e, durante a classificação de 1855, juntamente com os châteaux Latour, Haut Brion, entre outros, Rabaud foi elevado à categoria de 1er cru.

Nas mãos da família Sigalas desde 1863, o Château é atualmente gerido por Laure de Lambert Compeyrot, que, munida de uma sólida formação científica adquirida em Montpellier Supagro e na faculdade de enologia de Bordéus, representa a sexta geração.

Esta família de viticultores, a mais antiga proprietária de um 1er cru classé de 1855, busca a perfeição.

Com os seus catorze hectares, o Château SIGALAS RABAUD é o mais pequeno dos primeiros crus. No centro da propriedade, a chartreuse do século XVII, vizinha próxima do Château d’Yquem, é harmoniosamente rodeada pela adega e pelas dependências.

85% da vinha está plantada com Sémillon, 15% com Sauvignon, duas das grandes castas emblemáticas do Sauternes. O terroir é valorizado pela “seleção massal”, que consiste em preservar o ADN das cepas antigas que se destacaram. Ao longo do tempo, mantém-se assim a personalidade original dos vinhos de SIGALAS.

Com o objetivo de respeitar o terroir e transmitir um solo vivo às futuras gerações, foram meticulosamente implementadas ferramentas de preservação da biodiversidade e do património vegetal, tendo a propriedade obtido em 2016 a certificação mais elevada de Haute Valeur Environnementale (HVE3).

Morada

Château SIGALAS RABAUD
33210 BOMMES
FRANÇA