Château Sigalas Rabaud
O Terroir: Plantada numa ligeira encosta voltada a sul, a vinha cresce nos famosos “terraços de Sauternes”, orientada a sul e em altura, caracterizada por uma base de argila coberta por um solo sílico-cascalhoso depositado pelo Garonne há 600.000 anos. Este solo permite uma alimentação perfeita à vinha e proporciona belas maturações.
A noroeste flui o Ciron, um pequeno rio de águas frias que favorece a formação de nevoeiros indispensáveis ao desenvolvimento do Botrytis cinerea.
Este famoso fungo permite o aparecimento da podridão nobre. As uvas douradas adquirem então uma coloração violeta, cobrem-se com um leve veludo branco e depois retraem-se. Esta concentração é acompanhada de uma multiplicação de aromas e sabores nas uvas.
“No final, este terroir é um dos pequenos milagres que um núcleo de conhecedores fiéis coloca no firmamento do Sauternes.” — Olivier POUSSIER, Melhor Sommelier do Mundo, Guia do Vinho da França.
Vinificação: Um belo ataque de botrytis permitiu o início da vindima a 25 de setembro para a produção do vinho Le Château Sigalas Rabaud. A pequena superfície e o terroir homogéneo de Sigalas ofereceram, como sempre, a possibilidade de vindimar rapidamente uma “podridão nobre” de grande pureza. Foram necessárias 5 passagens. Trata-se de um ano muito vibrante, com uma bela concentração.
Envelhecimento: 18 meses em barrica de carvalho francês.
Enólogo: Eric Boissenot.
Harmonização: Capão com passas, recheado com foie gras, batatas pequenas salteadas e cogumelos porcini.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 110192