Partilhar:

Vinho Branco
Castillo Ygay
Gran Reserva Especial 1986, 75cl
Rioja

572,06

 13.5%

 potencial de envelhecimento

 Servir a 14º-15º

 

O Produtor, Nota de prova publicada em 27 de Maio de 2014

Este é um vinho de cor ouro pálido. Néctar de pêra, casca de laranja, cera de abelha, erva-doce, baunilha e mel no nariz explosivamente perfumado e altamente complexo. As frutas cítricas densamente embaladas, os sabores de figo cristalizado e camomila são aguçados pela acidez suculenta e por uma sacudida de mineralidade. Suculento e penetrante no final extremamente longo e temperado, que acaba por deixar para trás notas minerais e alaranjadas.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Castillo Ygay

Castillo Ygay Blanco O Gran Reserva Especial 1986, uma autêntica jóia elaborada por Marqués de Murrieta, obteve os 100 Parker Points, tornando-se o primeiro vinho branco da história da Espanha a alcançá-los e tornar-se o Imperador dos vinhos da Espanha. provado por Luis Gutiérrez, o crítico responsável pela publicação de Robert Parker, “The Wine Advocate” na Espanha, diz que é “um dos melhores vinhos brancos que eu já provei”. Castillo Ygay Blanco O Gran Reserva Especial 1986 é o único vinho que atinge a maior pontuação, um feito ainda mais difícil se for um vinho branco. Vinhedo próprio: As uvas com as quais este vinho é feito vêm de Pago Capellanía, plantadas em 1945 e localizadas na área mais alta de nosso Finca Ygay a 485 metros de altitude. Castas: 97% Viura, 3% Malvasía. Colheita Manual: Começou nos primeiros dias de outubro, com um ritmo lento e progressivo. As condições climáticas aconselharam e ajudaram o desenvolvimento ideal da uva, bem como o seu momento ideal de maturação. A variedade viura, cacho grande e grãos pequenos, foi a primeira a ser colhida. Com uma graduação de 13,5% e um alto teor de acidez. Vinificação: Todo o aglomerado foi esmagado e depois prensado na prensa vertical de madeira de fuso duplo. A sua fermentação foi feita em carvalho americano. Processo de Envelhecimento: 252 meses em barricas de carvalho americano (225l). Tempo no depósito: 67 meses em depósito de concreto. Data de engarrafamento: 29 de janeiro de 2014. Número de garrafas: 8.125 garrafas (75cl).

Prémios

Melhor vinho branco da história de Espanha: 100 pontos Parker

Informação de alergénios

Contém sulfitos

SKU: 104257

Marqués de Murrieta

A fundação de Marqués de Murrieta está ligada às origens dos vinhos de Rioja desde que Luciano Murrieta produziu, em 1852, o primeiro vinho de Rioja e foi também o primeiro a exportar seus vinhos. Luciano, nomeado marquês pelo rei Amadeo de Sabóia graças ao seu trabalho em Rioja, viajou para Bordeaux para aprender as técnicas de vinificação que introduziu mais tarde na Espanha. Ele estabeleceu o conceito de château no Ygay Estate, onde construiu o emblemático Castelo Ygay. Em 1983, Vicente Cebrián Sagarriga, o décimo conde de Creixell, assumiu o projeto. Modernizou a adega e, com a sua vocação empresarial, continuou o legado de Marqués de Murrieta. Após a sua morte, o seu filho mais velho, Vicente D. Cebrián-Sagarriga, actual Conde de Creixell, assumiu juntamente com a sua irmã Cristina a gestão da adega, acompanhada por uma equipa jovem e qualificada. Ao longo dos anos, a família do Conde de Creixell tornou-se a perfeita continuidade para manter o equilíbrio entre tradição e modernidade, posicionando Marqués de Murrieta no século XXI em posição privilegiada no mundo.

Morada

N-232a Km 402, 26006 Logroño, La Rioja, Espanha