Partilhar:

Vinho Branco
Dom Rafael
2020, 75cl
Alentejo

10,16

 13%

 2021-2025

 Servir a 8º-10º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 25 de Abril de 2021

Cor de tonalidades citrinas. O vinho mostra aromas onde a mineralidade e a fruta tropical se misturam de forma harmoniosa. Na boca uma marcante macieza é equilibrada com uma excelente frescura. A persistência e irreverência marcam a presença do vinho na boca.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Dom Rafael

As uvas das diferentes variedades foram colhidas de acordo com o seu estado de maturação e vinificadas separadamente. Após uma maceração pelicular de algumas horas, decanta-se o mosto a 10ºC durante 48 horas e depois deixa-se fermentar em inox a uma temperatura de 15ºC. Após o seu habitual curto estágio de cerca de 5 meses, e para preservar as suas características aromáticas, o vinho é engarrafado.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105218

Herdade do Mouchão

Vastas planícies, pontuadas por algumas florestas e extensos olivais, são a paisagem dominante da região do Alentejo. Foi para aqui que, no início do século XIX, Thomas Reynolds migrou, tendo como objectivo o negócio da cortiça. Três gerações depois, o seu neto John Reynolds adquiriu uma propriedade de 900 hectares, denominada Herdade do Mouchão. Aqui, à actividade corticeira a família acabou por adicionar a produção de vinhos. Plantaram-se várias vinhas e em 1901 construiu-se uma adega tradicional, de grossas e brancas paredes de adobe e um elevado pé direito, tudo encimado por um magnífico telhado de telha vã portuguesa. Pensa-se que foi também por iniciativa de John que as primeiras plantas da casta Alicante Bouschet foram trazidas de França. Depois, em 1929, instalou-se a destilaria, a mesma que ainda hoje é utilizada para produzida a aguardente do Mouchão.

Durante a década de 50, do século XX, a actividade vitivinícola sofreu uma singular expansão que se traduziu por um aumento das áreas de vinha, pelo aperfeiçoamento das tecnologias de vinificação e pelo início da venda de vinhos engarrafados, em detrimento da velha tradição de venda de vinho a granel, com um cunho muito regional. Após a revolução de 1974 a herdade foi expropriada e só foi devolvida à família em 1985. Hoje a Herdade do Mouchão continua a ser gerida e trabalhada pelos descendentes da familia original. Todo o processo de vinificação se mantém praticamente intocável, preservando a tradicional vindima à mão e a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pés. Num mundo enológico em constante evolução, a Herdade do Mouchão mantém-se como sempre foi, uma tradição de família.

Morada

Vinhos da Cavaca Dourada, SA /
Sociedade Agro-Pecuária do Mouchão e Cavaca Dourada, SA

Herdade do Mouchão
7470-153 Casa Branca
Portugal