Partilhar:

Vinho Branco
Ferro da Ferradosa
2019, 75cl
Douro

11,99

 12.6%

 2020-2023

 Servir a 10º-12º

3.7 /5
43 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 25 de Julho de 2020

Ferro da Ferradosa Douro Branco é um vinho branco fresco, aromas a lima, limão com uma mineralidade marcada da variedade Arinto. Este vinho alia a acidez natural do Rabigato aos aromas a frutos tropicais do Códega. Tem também Viosinho no lote. Cítrico no nariz, na boca o Ferro da Ferradosa Douro Branco apresenta uma grande frescura e equilíbrio.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Ferro da Ferradosa

Ferro da Ferradosa Douro Branco mostra o carácter único e diferenciado da região, onde encontrámos as vinhas que sentimos expressar o Douro que conhecemos.
As uvas para o Ferro da Ferradosa Douro Branco
vêm da zona de Murça and Alijó, onde as vinhas se encontram grande altitude (600 m) para conferir aos vinhos acidez e frescura. Este vinho é feito com Arinto, Códega de Larinho, Gouveio, Viosinho e Rabigato.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105632

Quinta da Ferradosa

As primeiras referências da Quinta da Ferradosa remontam a finais do século XIX, altura em que pertencia à família Borges.
No princípio do século XX foi comprada pela Real Companhia Velha, a mais antiga companhia de Vinho do Porto.
A construção da barragem da Valeira provocou uma subida do nível da água do Rio Douro, submergindo grande área de vinha da Quinta da Ferradosa, o que afectou o seu potencial vitícola e dificultou o seu acesso. Na década de 90, a Quinta foi comprada por Joaquim Manuel Calem, proprietário da empresa AA Calem & filho Lda, uma das principais empresas portuguesas produtoras e exportadoras de Vinho do Porto, criada pelo seu trisavô em 1859. A empresa manteve-se na família até ao século XXI, altura em que foi vendida, juntamente com a marca. No entanto, o Património das quintas continuou propriedade da família Calem. Joaquim Manuel Calem, Pai do actual proprietário, tinha uma grande paixão pela Ferradosa, e aqui plantou 13 hectares com três das principais castas da região: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Foi também responsável pela instalação de electricidade na propriedade, tendo ainda grandes planos de reconstrução das ruínas aqui existentes, de forma a trazer de volta à Quinta os seus tempos áureos.

Morada

Quinta da Ferradosa
Apartado 22,
5140-999 Carrazeda de Ansiães
Portugal