Partilhar:

Vinho Branco
Mira
Arinto Magnum 2019, 1,5l
Bucelas

41,49

 13.5%

 2020-2028

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 5 de Junho de 2020

Nariz elegante e complexo com dominância das notas minerais de giz, flores brancas, cera de abelha e citrinos. Algumas sugestões de especiarias como noz-moscada e semente de coentro. Boca de grande estrutura, textura e frescura com a acidez muito longa mas muito envolvida.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Mira

Este vinho nasce de duas pequenas vinhas no vale de Bucelas. Uma vinha de várzea numa zona muito fria em solos argilo-calcários profundos e outra vinha de encosta mais calcária e mais solarenga. É uma abordagem crua ao “terroir” único desta região, revistando uma vinificação artesanal, despida de tecnologia e procurando a expressão mais pura do Arinto de Bucelas.

Foi um ano com um Inverno quente mas com um final de Primavera e Verão fresco o que permitiu maturações lentas e excelentes níveis de acidez natural e elegância aromática. Estas uvas foram colhidas manualmente a meio de Setembro e o resultado é um vinho pleno de complexidade, textura e frescura.

Enólogo: Nuno Mira do Ó

Clima:
Outono e Inverno frios, ventosos e húmi-
dos. Primavera amena e verão quente, com noi-
tes frescas e húmidas

Solos:
Argilo-calcários com margas.

Vinificação:
Prensagem com engaço em prensa
aberta, ligeira decantação e fermentação longa
de 80% em cuba e 20% em barricas velhas.

Estágio:
10 meses em cima de borra de fermentação. Engarrafado em Julho de 2021 e a estagiar em garrafa desde então.

Caracterização Analítica
pH: 2,92
Acidez total: 7,1 g/l
Acidez volátil: 0,36 g/l
Açúcar residual: 1,6 g/l

Tem potencial para envelhecer em garrafa.
Guardar as garrafas deitadas em local fresco

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106590

Mira do Ó

Vinhas velhas, vinhas centenárias, vinhas de encosta, vinhas de várzea, mais argilosas ou pedregosas, todas originam vinhos diferentes.

Tem sido a nossa missão, interpretar todas as diferenças que existem nas vinhas e transpô-las para dentro dos diferentes vinhos. A nossa grande aposta é nas vinhas velhas de Baga, no caso dos tintos, e de Bical no caso dos brancos, embora em algumas vinhas existam misturas com outras castas locais.

A enologia é minimalista a nível de intervenção mas bastante diferenciada e adaptada a cada uma das diferentes vinhas, ou seja, as diferentes parcelas também têm uma abordagem diferente na adega de forma a melhor revelarem aquilo que acreditamos ser a sua expressão mais pura.

Queremos vinhos tensos, frescos e complexos, com grande ligação ao “terroir” e personalidade única e que, fundamentalmente, nos proporcionem prazer durante muitos anos.

Morada

V. Puro Vinhos
Rua Professor Francisco Gentil, nº16, 4ºesq, 1600-236, Lisboa
E-mail: [email protected]