Partilhar:

Vinho Branco
Pequenos Rebentos
Loureiro 2021, 75cl
Vinhos Verdes

8,01

 12.5%

 2021-2024

 Servir a 8º-10º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Dezembro de 2021

O vinho é de cor limão muito pálido com uma ligeira tonalidade rosa; parece ter um spritz como muitos Verdes de Vinho, mas não tem efervescência no paladar. É um Vinho Verde crocante, seco, de estilo moderno e uma alternativa com baixo teor alcoólico a apenas 11,5%. A uva Loureiro é aromática e produz sabores de jasmim, folhas de louro, damasco subtil e verbena de limão, tal como se vê neste belo vinho.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Pequenos Rebentos

Márcio cultiva 5ha de forma sustentável e também compra uvas a produtores seleccionados, que praticam a viticultura sustentável sem o uso de herbicidas. A vinificação é de baixa intervenção, fermenta em pequenos tanques de aço inoxidável utilizando leveduras naturais, com o objectivo de fazer vinhos com equilíbrio que reflictam o seu terroir. O vinho é então mantido em borras finas durante cinco meses em tanques de aço inoxidável antes de ser engarrafado com filtração ligeira.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105128

Márcio Lopes

Márcio Lopes é um dos rostos de uma nova geração de enólogos experimentalistas e revivalistas que têm vindo a trazer-nos vinhos de eleição, capazes de despertar os nossos sentidos para o que é nosso, o que é realmente o vinho português. São 80 000 garrafas, que hoje em dia completam a sua produção, exportando para mais de 14 países.

“Experimentar. Fazer. Concretizar. É o meu lema de vida. Desejo fazer vinhos especiais que façam sobressair o melhor que a natureza tem para dar.”

Márcio Lopes nasceu no Porto em 1983 e desde idade tenra teve contacto com a vida rural e com a agricultura através dos seus avós. Licenciou-se em Engenharia Agronómica em 2006, na Universidade do Porto. Ainda durante o seu período académico começou a trabalhar com o Enólogo Anselmo Mendes, em Melgaço, onde fez a sua primeira vindima com a casta Alvarinho. Do norte de Portugal ruma até à Austrália em 2008, onde faz duas vindimas – Rutherglen e Tasmânia.

Em 2010, funda o projeto “Márcio Lopes Winemaker” com as suas duas primeiras marcas: PEQUENOS REBENTOS na Região dos Vinhos Verdes e PROIBIDO na Região do Douro Superior.
Em 2015 é adquirida a Quinta do Pombal em Vila Nova de Foz Côa.

É eleito como “Enólogo Revelação do Ano 2019” pela “Revista de Vinhos – A Essência dos Vinhos”, em 2020. No mesmo ano recebe o “Prémio de Singularidade 2019” pela revista “Vinho – Grandes Escolhas” e a Menção no “Top 100 Wine Discoveries 2020 , Robert Parker.

Em 2020, recebe o prémio “Tradição e Identidade” pela Revista “Paixão Pelo Vinho”.

“Temos um caminho bem definido a percorrer, seguramente com percalços. Mas sempre passo-a-passo, com foco na excelência, acima de tudo, o que mais desejamos é fazer as pessoas felizes.”