Partilhar:

Vinho do Porto
5G
Very Old Port, 75cl
Porto

1365

 19.33%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 16º-18º

97/100  Wine Spectator

195/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Maio de 2013

O aroma e o paladar são incrivelmente frescos. A madeira velha está lá e uma pitada de serradura húmida, mas nunca se torna negativo, pelo contrário, acrescenta dimensões. Alcaçuz doce, tabaco de cachimbo, figos secos e um aroma de noz verde fascinante. O vinho é desdobrado graciosamente no vidro. Um aroma floral ligeiro aparece seguido por casca de laranja seca. O paladar é viscoso, quase cremoso, cheio de sabor e a primeira coisa que vem à mente é elegância. Especiarias orientais, noz-moscada, uma nota floral, carvalho fumado e um toque de caramelo. A textura é linda e, o longo final de boca, com tabaco de cachimbo, laranja e marzipão. A doçura está lá, mas nunca é enjoativa devido a espantosa acidez.

Descubra todos os vinhos deste produtor

5G

O 5G CENTURY OLD PORT foi produzido em finais do século XIX pelo meu trisavô e acompanha a minha família há 5 Gerações por mais de 100 anos. Uma família que soube passar aos mais novos a cultura, a tradição, o saber e a paixão pela magnífica região que é o Douro e pelo Vinho do Porto. O 5G sempre foi aquele vinho especial, é o vinho do Trisavô e que só é servido nos momentos verdadeiramente especiais! Decidimos engarrafar apenas 1200 garrafas deste vinho único. Um brinde à familia e à amizade!

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104284

Wine & Soul

Quando começaram a sua aventura, em 2001, Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges não tinham nem vinhas, nem vinho. Mas tinham um sonho, uma fantasia, uma utopia, um projecto comum que selava uma vida em comum. Entregaram-se de corpo e alma ao seu projecto pessoal, um vinho intimista que interpreta e simboliza as suas vidas, um vinho a que chamaram Pintas. Percebe-se a escolha do nome ‘Wine&Soul’ como registo da empresa em comunhão com a entrega total ao vinho e ao projecto comum que abraçaram.

Começaram por fazer um vinho de garagem, vinhos de uma só vinha muito velha com mais de trinta castas misturadas, assumindo com naturalidade o espírito tradicional do Douro. Partilhavam o sonho de fazer um grande vinho, um vinho carnudo e selvagem que traduzisse com propriedade a paisagem monumental e selvagem do Douro. O Pintas representa o que o Douro tem de melhor na generosidade e entrega, grandeza e amplitude, fruta, dimensão e entusiasmo. Mais tarde chegaram os outros vinhos da Wine&Soul, o Pintas Character, o branco Guru, o Porto Vintage Pintas e o extraordinário Vinho do Porto 5G, um Vinho do Porto Tawny muito velho que resulta de um lote de vinhos muito velhos, alguns dos quais com mais de cem anos de idade.

Em 2009 surgiram os vinhos da velha e famosa Quinta da Manoella, uma propriedade belíssima orientada maioritariamente a sul com parcelas de vinha muito velha, vinhas com mais de cem anos e parcelas de vinha mais jovem, com cerca de trinta anos, seguidas por outras plantações mais recentes. O Quinta da Manoella Vinhas Velhas afirmou-se de imediato como um dos grandes vinhos do Douro.

A Wine&Soul transformou-se na imagem do Douro moderno, vinhos assentes em vinhas muito velhas, produções pequenas que manifestem de forma rigorosa a personalidade de cada vinha, a natureza especial de um terroir que é único no mundo. Vinhos elaborados sempre com intervenções minimalistas deixando que sejam o terroir e o ano agrícola a proclamar a expressão de cada vinho, deixando que sejam a vinha e a natureza a exprimir a sua retórica.

Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges procuraram por vinhas excepcionais no vale do Pinhão, o coração histórico dos grandes vinhos do Porto. Acreditavam e continuam a acreditar na associação entre Vinho do Porto e Douro empenhando-se em demonstrar que as grandes vinhas tradicionais usadas para os Vinho do Porto Vintage seriam igualmente capazes de produzir grandes vinhos do Douro.

Morada

Wine & Soul

Av.Júlio de Freitas
Vale de Mendiz
5085-101 Pinhão
Portugal