Partilhar:

Vinho do Porto
Quinta do Couquinho
Dona Maria Adelaide Vintage 2013, 75cl
Douro

46,59

 19%

 Imediato

 Servir a 16º-18º

 

O produtor, nota de prova publicada em 25 de Maio de 2018

Cor intensa, densa, quase retinta. Aroma pujante e complexo onde se destacam as notas de esteva, menta e violeta, a dar frescura à fruta preta de amoras, ameixas, cacau e figos. Na boca é cheio, com bons e suaves taninos, sabores e aromas muito equilibrados onde voltam a sobressair os balsâmicos e o chocolate num final muito, muito longo…Um vinho ainda em começo de vida, uma explosão de força e elegância, um hino ao Douro e ao sol. Para consumir novo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Couquinho

Depois de encontrado o equilíbrio perfeito nas uvas, são vindimadas à mão para caixas de 18Kg, de forma a garantir a sua máxima protecção no transporte até à adega. Depois, são parcialmente desengaçadas e esmagadas para um lagar de inox e é feita uma pisa tradicional (com homens e mulheres) durante 4 horas. O processo da pisa repete-se durante todo a fermentação alcoólica até à fortificação com aguardente vínica, que é criteriosamente escolhida pelos enólogos. Depois de lotado com a aguardente, o vinho do Porto repousa em cuba de inox, até ao seu engarrafamento.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 102018

Quinta do Couquinho

Couquinho, a designação que no idioma local do Alto Douro significa “um local de difícil acesso”, dá o nome ao vinho que é produzido numa quinta pertença da família Melo Trigo há mais de dois séculos. Muitas das quintas outrora pertencentes à família estão, bem como a Quinta do Couquinho, situadas no Vale da Vilariça onde as lendas e histórias locais aparecem interligadas à família. A Quinta do Couquinho estende-se por cerca de 70 hectares, 60 dos quais sob cultivo. A vinha e o olival ocupam a maior parte dos terrenos cultivados, sendo a restante preenchida com amendoeiras, laranjeiras, figueiras, macieiras e outras árvores de fruto. Localizada na parte do Douro Superior da Região Demarcada do Douro, a quinta bordeja a zona do Alto Douro Vinhateiro declarada património da humanidade pela UNESCO em 2001. A vinha da Quinta do Couquinho está plantada em terreno ondulado em terraços conhecidos como socalcos. Todas as castas tradicionais do Douro, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Barroca estão representadas na vinha. O vinho é produzido na adega da quinta e guardado em barricas de carvalho francês para ser posteriormente engarrafado.

Morada

Horta da Vilariça, 5160-102. Torre de Moncorvo, Portugal