Partilhar:

Vinho Tinto
A Touriga Vai Nua
Fitapreta 2021, 75cl
Alentejo

21,35

 13%

 2022-2027

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Março de 2022

Cor ruby-violeta intensa. Na prova é bastante fresco, com uma forte expressão de fruta, tornando-o um vinho bastante guloso, com outro nível de maturação. Sem contacto com barrica, o que permite provar a nossa casta “rainha” crua e nua como nunca a vimos antes.

Descubra todos os vinhos deste produtor

A Touriga Vai Nua

Casta rainha das uvas portuguesas, a Touriga Nacional marca pela sua identidade floral. Uma identidade frágil que se vai perdendo com: o tempo, o estágio e o contacto com a barrica. Este ensaio mostra a Touriga pura, numa versão rara, estagiada apenas 3 meses em cuba, para que clarifique de forma natural. As uvas são de solos de xisto e a fermentação ocorreu de forma espontânea. A Touriga Vai Nua? Vai! Mas nunca a vimos tão bem vestida!

Todas as uvas dos vinhos Fita Preta provêm de vinhas da máxima qualidade, em regime de produção integrada, da região do Alentejo, a sul de Portugal. As vinhas estão cultivadas em solos muito pobres de origem xistosa ou granítica, originando naturalmente uvas muito concentradas. O perfil aromático é ainda potenciado pelas práticas culturais como desfolha, desponta e monda de cachos verdes.

Vinificação: Vindima manual selectiva em caixas de 20kg. Selecção em mesa de escolha. Enchimento da cuba por gravidade. Fermentações alcoólica e malolática espontâneas. “Cuivason” de 15 dias

Estágio: 3 meses de estágio em inox sem contacto com barrica.

Enólogo: António Maçanita.

Acompanha pratos de carnes brancas e vermelhas, tanto na cozinha tradicional como na cozinha moderna.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105444

António Maçanita

Joana e António Maçanita há muito tinham um sonho. Criar um vinho com caráter e personalidade própria, bem ao estilo dos dois irmãos e enólogos. A oportunidade surgiu pelas terras do Douro, onde Joana realiza parte da sua atividade profissional. Por entre patamares e vinhas ao alto, deparou-se com uma matéria-prima muito especial, impossivel de ficar indiferente, ligou ao António e desafiou-o. Em 2011 são lançadas as raízes para o projeto dos irmãos Maçanita no Douro. As vinhas encontram-se no Douro, sub-região do Cima Corgo, perto do Pinhão. Foram cuidadosamente escolhidas para enquadrarem o perfil certo, uvas com muita concentração, riqueza e frescura. Os dois irmãos percorrem juntos as vinhas nas operações determinantes na qualidade e sanidade das uvas. Com uma enologia pouco intreventiva, em que a extração da cor e da estrutura do vinho é feita de forma suave e lenta, os vinhos Maçanita são, a pura expressão da enologia “à Maçanita”, a fruta acima de tudo.