Barca Velha
O Vinho: Barca Velha é a epítome, o primeiro, símbolo inquestionável da mais alta qualidade dos vinhos do Douro.
Clássico, intenso, complexo, elegante e rico, os adjectivos são poucos para descrever aquele que é, desde a sua criação em 1952, o vinho português mais celebrado. Barca Velha é a base sobre a qual se formou a reputação da Casa Ferreirinha, a marca especialista com maior tradição de qualidade no Douro e uma das principais referências mundiais. Barca Velha é declarado somente em anos verdadeiramente excepcionais (17 no total, incl. 2004).
O ano vitícola de 2008, foi caracterizado por um inverno com valores médios de temperatura do ar ligeiramente inferiores aos valores da média. O inverno foi, de uma forma geral, pouco chuvoso, sendo que nos meses de abril e maio, os valores registados de precipitação foram superiores aos valores médios para qualquer uma das sub-regiões, repondo os níveis hídricos do solo. Perante esta análise, podemos considerar que o ano de 2008 foi um ano relativamente seco e com temperaturas amenas. A vindima decorreu no Douro Superior a partir do final de agosto.
Barca-Velha é vinificado na adega da Quinta da Leda. Para o lote desta colheita foram seleccionadas uvas da Quinta da Leda, que predominam, e de zonas altas da Sub-Região do Douro Superior. Após desengace total e suave esmagamento, as uvas esmagadas foram encaminhadas para cubas de inox e lagares com robots, onde se processou a maceração pré-fermentativa a frio seguida da fermentação alcoólica. Durante este período, procedeu-se a suaves remontagens por bomba e “pigeages” com robots, com temperatura controlada. Realizou-se ainda uma longa maceração pós-fermentativa para se obter a extracção aromática e polifenólica desejada.
Os vinhos que, nesta fase, potencialmente dão origem a Barca-Velha, foram transportados para Vila
Nova de Gaia logo após o final da maceração onde, depois das fermentações de acabamento, foram
submetidos a “elevage” ou maturação durante 16 meses em barricas de carvalho Francês novo, com
225 litros de capacidade. O lote final foi elaborado com base na selecção continuada das melhores barricas, resultante das inúmeras provas e análises efectuadas durante este período. Nesta selecção organolética rigorosa, norteada pelos tradicionais princípios da Casa Ferreirinha, reside o verdadeiro “segredo” do Barca-Velha. Para preservar a sua mais alta qualidade, Barca-Velha é engarrafado sem tratamento sendo natural a formação de depósitos.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100250