Partilhar:

Vinho Tinto
Biondi Santi Tenuta Greppo
Riserva 2013, 75cl
Brunello di Montalcino

534,99

 13.5%

 2018-2040

 Servir a 16º-18º

95/100  Wine Spectator

 

Robert Parker, nota de prova publicada em 9 de Julho de 2021

O Biondi-Santi 2013 Brunello di Montalcino Riserva é um vinho espantoso de todos os pontos de vista. A integração perfeita e a complexidade elegante são o que se destaca, e vale a pena dedicar algumas linhas extra à profundidade aromática que é exposta de forma tão bela à medida que o vinho se desdobra lentamente. O bouquet começa com cereja selvagem, terra, cinza molhada, crème de cassis e chocolate em pó. Com o tempo extra, há sugestões de folhas secas de tabaco, sândalo e chão de floresta mossa. Estas levam a uma fina cauda de erva seca, folha de louro e um toque de prego enferrujado. A Riserva vem em garrafas numeradas, e eu abri o número 04277. Para o paladar, o vinho é afinado e sedoso com taninos suaves e um teor de álcool de 13,5% bem gerido. A presença do carvalho é reduzida ao mínimo, oferecendo leves notas de especiarias e o delicado aroma a sândalo ou figo seco que descrevi acima. A acidez fresca é a cola que dá ao vinho flutuabilidade e poder de permanência. Nesta fase jovem, esta vindima de 2013 pode ser considerada um pouco tímida ou lenta a começar, mas isto será muito vantajoso a longo prazo, uma vez que o vinho continua a sua evolução em garrafa.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Biondi Santi Tenuta Greppo

Biondi Santi Tenuta Greppo Annata Brunello di Montalcino é feita a partir de 100% Sangiovese.

O vinho emblemático Biondi-Santi, o Brunello di Montalcino encarna o espírito de Tenuta Greppo e o estilo de assinatura dos nossos enólogos, forjado ao longo de 150 anos de história com a sua equilibrada combinação de elegância fresca, profundidade e personalidade aristocrática.

ORIGEM
O Brunello foi produzido com o nosso clone proprietário de Sangiovese Grosso chamado BBS11 (Brunello Biondi Santi 11), que foi identificado e seleccionado por Biondi-Santi na Tenuta Greppo nos anos setenta. Para este Brunello utilizámos exclusivamente uvas das vinhas com idades compreendidas entre os 10 e os 25 anos.
IDADE
O Brunello foi envelhecido em barris de carvalho esloveno durante 3 anos. Beneficiou de um longo refinamento na garrafa.

Prémios

98/100 Robert Parker; 98/100 Falstaff; 95/100 James Suckling; 95/100 Decanter

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101586

Biondi Santi

Há mais de 100 anos atrás, o avô de Franco Biondi Santi praticamente inventou o Brunello di Montalcino, um vinho tinto da Toscana que era pouco conhecido até o final do século XX.
Um vinho rubi pálido feito inteiramente da casta Sangiovese, que era tipicamente severo e angular na sua juventude. Mas aqueles com paciência para envelhecê-lo 15 anos ou mais foram recompensados, pois o vinho revelou uma pureza e complexidade que desmentia a sua juventude austera.
Hoje o seu vinho goza de enorme popularidade, sendo uma das Casas Italianas mais conceituadas e reconhecidas.