Partilhar:

Vinho Tinto
Biondi Santi Tenuta Greppo
Anatta 2016, 75cl
Brunello di Montalcino

160,65

  sem stock

 13.5%

 2024-2045

 Servir a 16º-18º

94/100  Wine Spectator

 

Robert Parker, nota de prova publicada em 14 de Julho de 1905

De uma colheita de referência, a Biondi-Santi 2016 Brunello di Montalcino revela uma aparência deslumbrante com concentração média realçada por tons brilhantes de granada e rubi escuro. A primeira coisa que se nota é a fruta escura compacta e a fibra textural bastante robusta e a potência aqui apresentada. Quase se morde este vinho, e saboreia-se um grão fino ligado aos taninos jovens. Isso, com a acidez fresca que é a assinatura distintiva desta propriedade, garante um longo envelhecimento na adega, e eu colocaria o meu dinheiro nesta vindima por uma longevidade a longo prazo. O fruto é compacto e flexível com cereja seca, flor azul, minério de ferro e casca de laranja cristalizada. Há tabaco, erva bálsamo e solo de jardinagem num papel de apoio, e o vinho é lindamente lavado mas também rico nesta estação de crescimento equilibrado. Precisa certamente de mais tempo para se juntar com precisão, mas a elegância do vinho é uma certeza.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Biondi Santi Tenuta Greppo

O Biondi Santi Annata 2016 é produzido a partir de vinhas Greppos Sangiovese entre 10 e 25 anos de idade e é envelhecido 36 meses em barris de carvalho eslavo.
A característica básica do Brunello de Greppo Biondi Santi é a sua longevidade. O tipo Annata varia entre 20 e 40 anos e para permitir que o sabor se desdobre plenamente, a garrafa deve ser aberta e um pouco de vinho decantado, pelo menos 8 horas antes de beber, à temperatura de 18ºC.
É composto de uvas saudáveis, com peles grossas e ricas em cores. O mosto resultante é rico em açucar, extractos e com acidez 3,4pH. A vinificação do tinto é feita sob temperatura controlada e o vinho é retirado após 15 dias.
Tom médio intenso alaranjado é extremamente refinado no nariz misturando ameixa, cereja, havana e temperos suaves. Os taninos são bem sedimentados e sedosos no palato e são levantados por uma onda cheia e etérea, mas notavelmente fresca.
Elegante e delicado.

Prémios

98/100 Wine Enthusiast; 97/100 Decanter; 97/100 Robert Parker

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101585

Biondi Santi

Há mais de 100 anos atrás, o avô de Franco Biondi Santi praticamente inventou o Brunello di Montalcino, um vinho tinto da Toscana que era pouco conhecido até o final do século XX.
Um vinho rubi pálido feito inteiramente da casta Sangiovese, que era tipicamente severo e angular na sua juventude. Mas aqueles com paciência para envelhecê-lo 15 anos ou mais foram recompensados, pois o vinho revelou uma pureza e complexidade que desmentia a sua juventude austera.
Hoje o seu vinho goza de enorme popularidade, sendo uma das Casas Italianas mais conceituadas e reconhecidas.