Partilhar:

Vinho Tinto
Clos Apalta
XX VIntage Anniversary 2017, 75cl
Valle de Apalta

126,25

  sem stock

 15%

 2025-2040

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

 

Robert Parker, nota de prova publicada em 12 de Julho de 1905

É ainda muito jovem e marcado pelo élevage, com abundantes aromas balsâmicos e notas da especiaria da madeira e fumo com um toque de cinza. Parece bastante marcado pelo carácter do Carmenere. Os taninos são bastante redondos e polidos, e os sabores são pungentes e poderosos. É um vinho encorpado para envelhecer em garrafa e desfrutar no seu 10º aniversário com comida poderosa".

Descubra todos os vinhos deste produtor

Clos Apalta

Quando cheguei a Apalta, fiquei impressionado – geografia única, clima e vinhas velhas que não são enxertadas. O potencial que estava escondido neste incrível lugar tornou-se realidade com a criação do Clos Apalta”. Jacques Begarie, Enólogo Chefe. “O Clos Apalta 2017 é a 20ª vindima deste vinho que foi produzido com uma mistura de 48% Carmenere, 26% Cabernet Sauvignon, 25% Merlot e 1% Petit Verdot a partir de vinhas certificadas orgânicas e biodinâmicas em solos de granito. Fermentou com leveduras autóctones durante quatro a cinco semanas, com punch-down manual da tampa, na sua maioria em cubas de carvalho francês de 7.500 litros e 18% em barricas novas francesas. A maloláctica foi em barris novos de carvalho francês, e o élevage durou 27 meses em barris novos de 85% e 15% de segunda utilização. Este é sempre um vinho poderoso, grande e maduro que contém regularmente 15% de álcool, reflectindo um local quente e maduro. O 2017 não é excepção, talvez um vinho mais maduro e mais potente do que o de 2016.

Prémios

100/100 James Suckling; 95/100 Robert Parker

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105880

Clos Apalta

Uma das mais antigas vinhas de Cabernet Sauvignon e Carmenère no Chile, se não no mundo, é a origem desta história. Escondido no Vale de Colchagua, perto da cidade de Santa Cruz, o Vale de Apalta foi o local seleccionado por um visionário nos anos 1910 que plantou esta espantosa vinha utilizando uma única selecção de massas francesa. As condições particulares do solo e do clima da região dão origem a vinhos muito elegantes e complexos, com grande estrutura, profundidade, cor e um excelente potencial de envelhecimento.

Em 1994, Alexandra Marnier Lapostolle e o seu marido Cyril de Bournet adquiriram esta propriedade. Fiéis às exigências da família, a sua ambição era produzir um vinho excepcional e preparar o caminho para o desenvolvimento qualitativo dos vinhos finos do país. Reconhecida como a “Adega do Ano do Novo Mundo” pela Wine Enthusiast em 2008, Lapostolle é considerada como uma das adegas mais premium do Chile.

Clos Apalta nasceu em 1997 como o vinho icónico do Domaines Bournet-Lapostolle no Chile, sob a ideia de ampliar o terroir excepcional do Apalta com a perícia francesa. Moldando o pé da vinha a pé, construindo uma adega alimentada por gravidade de última geração, a família conseguiu fazer do Clos Apalta um dos vinhos mais icónicos da América do Sul.

Reconhecido como “Vinho do Ano” quando a sua colheita de 2005 foi escolhida pela revista Wine Spectator, Clos Apalta é o único vinho sul-americano que recebeu este prémio. Além disso, as colheitas de 2000 e 2001 foram também classificadas como top 3 e top 2, respectivamente, na mesma revista. Com a excepcional colheita de 2017, o Clos Apalta foi atribuído pela terceira vez 100 pontos pelo famoso jornalista e crítico de vinhos americano James Suckling, consolidando a sua posição nas “Lendas do Chile”.

Actualmente, a equipa por detrás da criação do Clos Apalta e Lapostolle é liderada pelo filho dos fundadores e sétima geração da família Bournet-Lapostolle, Charles de Bournet.
Enólogo: Michel Rolland & Jacques Begarie

Morada

Apalta KM 5
Apalta Valley
Chile