Partilhar:

Vinho Tinto
Cos D'Estournel
2016, 75cl
Saint-Estèphe

267,49

 14%

 2024-2050

 Servir a 16º-18º

96/100  Wine Spectator

 

Robert Parker, nota de prova publicada em 25 de Março de 2020

O Cos d'Estournel 2016 é misturado com 76% de Cabernet Sauvignon, 23% de Merlot e 1% de Cabernet Franc envelhecido em 65% de carvalho francês novo e 35% de carvalho francês de dois anos durante 15 meses. Engarrafado em Julho de 2018, é de cor granada roxa profunda e começa um pouco fechado e reticente, abrindo-se lenta e sedutoramente para revelar belos lilases, chá de rosa da anca, pedras esmagadas e nuances de cânfora sobre um núcleo de crème de cassis, kirsch, mirtilos silvestres e mocha mais wafts de incenso e fumo de madeira. O paladar é simplesmente eléctrico, carregado com uma energia e profundidade de sabores que parecem desafiar a elegância e natureza etérea do seu peso médio, apresentando taninos super maduros e densamente pixelados que enquadram firmemente a miríade de fruta e faíscas florais, terminando com um comprimento épico. Justos. Magia.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Cos D'Estournel

Cos está em Saint Estephe mas faz fronteira com Pauillac e, em particular, com as vinhas de Chateau Lafite. A qualidade era boa nos anos 90 mas, desde a colheita de 2001, atingiu um outro nível. Em algumas vindimas, o nível de qualidade não está longe do dos primeiros Cru.

A nova e deslumbrante adega é a mais moderna e sofisticada de toda a Bordéus, com a única adega de gravidade a 100% do mundo – não são utilizadas bombas de todo. Cos está agora a lutar com Léoville Lascases, Ducru Beaucaillou e Palmer como o melhor não Primeiro Cru do Médoc.

Após a partida de Jean-Guillaume Prats, o novo homem ao leme é Aymeric de Gironde, que se juntou a partir de Pichon Baron.

Feito a partir de uma mistura de 76% Cabernet Sauvignon, 23% Merlot e 1% Cabernet Franc, a colheita de 2016 do Château Cos d’Estournel tem beneficiado de condições excepcionais e atípicas. Situadas no norte do Médoc, na denominação de Saint-Estèphe, as vinhas têm uma idade média elevada e beneficiam de um terroir ideal para a produção de um vinho raro, com solos extremamente argilosos. As raízes profundas permitiram nomeadamente às vinhas lutar contra as variações climáticas extremas ligadas a uma grave seca no departamento da Gironda. A maturação do vinho foi feita em pipas, 60% das quais eram novas.

Prémios

100/100 Robert Parker; 100/100 James Suckling; 100/100 Lisa Perroti-Brown; 99/100 Jeb Dunnuck

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105888

Cos d'Estournel

Nas alturas de Saint-Estèphe está o majestoso pagode de Cos d’Estournel, o legado de Louis-Gaspard Lacoste de Maniban, Marquês d’Estournel, o “Maharajah de Saint Estèphe”. Um homem audacioso, foi por todo o mundo para exaltar os méritos do seu vinho e conquistar novos clientes. A propriedade, fundada em 1811 nesta encosta de cascalho de Cos, foi moldada ao longo dos anos por este visionário, e ainda hoje permite o cultivo de um terroir com uma notável complexidade e riqueza.

Desde 2000, Cos d’Estournel, Segundo Crescimento em 1855, pertenceu ao Sr. Michel Reybier. Desejando seguir a visão de vanguarda do fundador e assumir uma liderança técnica decisiva, em 2007 construiu a primeira adega de Bordeaux trabalhando puramente por gravidade. Esta ferramenta ajuda na busca da excelência na propriedade e permite que as uvas sejam tratadas com verdadeiro respeito. E assim o grande terroir de Cos d’Estournel foi ainda mais valorizado, ilustrado pelo Grand Vin Cos d’Estournel e Pagodes de Cos.