Partilhar:

Vinho Tinto
Ferradosa
Vinhas Velhas 2018, 75cl
Douro

34,23

 13.5%

 2020-2030

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Outubro de 2022

Ferradosa Vinhas Velhas Douro Tinto é um vinho que demonstra um nariz muito concentrado com alguma frescura.
Fruta vermelha madura, cereja negra, ameixa, especiarias e notas a floresta de pinheiro. Um vinho de taninos aveludados, final longo e persistente e repleto de fruta.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Ferradosa

Várias parcelas de vinhas velhas com mais de 50 anos. As uvas foram pisadas a pé e fermentadas em lagares tradicionais durante 7 a 10 dias a temperaturas de 22° a 27o. Os vinhos são tirados a limpo para barricas novas de carvalho francês, de 225 litros, provenientes de diversas tanoarias (Taransaud, Seguin Moreau, Nadalié e François Fréres), onde se processa a fermentação maloláctica. Todos os vinhos estagiam depois durante 15 meses em barricas de carvalho francês (75% de barricas novas e 25% de barricas de um ano), sendo os diferentes lotes obtidos de cada fermentação mantidos completamente separados até à composição do lote final, cerca de um mês antes do engarrafamento.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105634

Quinta da Ferradosa

As primeiras referências da Quinta da Ferradosa remontam a finais do século XIX, altura em que pertencia à família Borges.
No princípio do século XX foi comprada pela Real Companhia Velha, a mais antiga companhia de Vinho do Porto.
A construção da barragem da Valeira provocou uma subida do nível da água do Rio Douro, submergindo grande área de vinha da Quinta da Ferradosa, o que afectou o seu potencial vitícola e dificultou o seu acesso. Na década de 90, a Quinta foi comprada por Joaquim Manuel Calem, proprietário da empresa AA Calem & filho Lda, uma das principais empresas portuguesas produtoras e exportadoras de Vinho do Porto, criada pelo seu trisavô em 1859. A empresa manteve-se na família até ao século XXI, altura em que foi vendida, juntamente com a marca. No entanto, o Património das quintas continuou propriedade da família Calem. Joaquim Manuel Calem, Pai do actual proprietário, tinha uma grande paixão pela Ferradosa, e aqui plantou 13 hectares com três das principais castas da região: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Foi também responsável pela instalação de electricidade na propriedade, tendo ainda grandes planos de reconstrução das ruínas aqui existentes, de forma a trazer de volta à Quinta os seus tempos áureos.

Morada

Quinta da Ferradosa
Apartado 22,
5140-999 Carrazeda de Ansiães
Portugal