Partilhar:

Vinho Tinto
H.O
Achado Vinhas Velhas 2018, 75cl
Douro

48,14

 14%

 2022-2030

 Servir a 16º-18º

0 /5
0 votaram

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 5 de Junho de 2022

H.O ACHADO TINTO 2018 é um vinho de cor rubi e intensidade profunda. No aroma, apresenta-se muito complexo, entre notas de fruto do bosque, “sous-bois”, fruta preta e frescura balsâmica.
Na boca, apresenta taninos muito finos e polidos que aportam estrutura e finesse ao mesmo tempo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

H.O

H.O ACHADO TINTO 2018 resulta da combinação de diferentes parcelas de vinhas velhas da H.O complementadas com as castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão. Com diferentes exposições solares Nascente, Sul e Poente e predominân- cia de solos de xisto, as diferentes parcelas encontram-se localizadas em cotas que variam dos 250 aos 400m de altitude. As parcelas de Vinha Velha apresentam cerca de 25 castas misturadas e aproximadamente 110 anos de idade, resultando num vinho rico em complexidade. Após vindima manual, as uvas foram transportadas em caixas de 18kg de capacidade de forma a não prejudicar a integridade do cacho. Uma vez na adega, as caixas foram descarregadas num tapete de escolha para primeira triagem das uvas. Seguiu-se o desengace, escolha bago-a-bago e esmagamento dos mesmos, que foram transportados por gravidade para os depósitos de fermentação em inox. Após 48h em maceração pré-fermentativa a baixas temperaturas, a fermentação alcoólica decorreu durante 10 dias onde, conforme a casta e a parcela, era executado um protocolo de remontagens e delestages.
Após a fermentação malolática, as diferentes componentes estagiaram em barricas de carvalho de 400L durante 18 meses. Após engarrafamento, o vinho estagiou mais 12 meses em garrafa.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100711

Horta Osório

A Família Horta Osório cultiva a vinha e produz vinho na Região Demarcada do Douro, a mais antiga Região Demarcada e Regulamentada do mundo, desde o século XVIII. É a mais antiga fornecedora de vinho de um muito conhecido produtor e comercializador de Vinho do Porto da Região.
Em 1942, com apenas 11 anos, o actual proprietário, José António Horta Osório, plantou a vinha principal da Quinta.
Manteve-se sempre ligado às vinhas, sua paixão. Depois de várias décadas, e com um percurso de sucesso na área
empresarial, José António Horta Osório decidiu focar também a sua atenção neste projecto vitivinícola. Em 2008, seguindo a sua máxima “quando começamos a investir devemos investir até ao m”, iniciou a remodelação profunda da vinha, ampliando-a com aquisições, dando origem à “Quinta dos Osórios”, com 40 hectares.
Até 2009 a produção era encaminhada para adegas da região. A partir da vindima de 2010 foi produzido o primeiro vinho da Quinta, o “Colheita 2010”, engarrafado e comercializado pela Casa Agrícola Horta Osório, S.A. sob a Marca “H.O. – Horta Osório Wines”.
Em 2012, José António Horta Osório, construiu uma Adega de raíz na sua principal Quinta. Provida das mais modernas tecnologias de vini cação, com uma arquitectura de eleição que privilegia os materiais locais, nomeadamente o Xisto e a sua integração na paisagem. Construída no topo da montanha que integra a Quinta, a adega desfruta de uma paisagem deslumbrante sobre a Serra do Marão a Poente e o Rio Corgo a Nascente.

Morada

Casa Agrícola Horta Osório, S.A.

Quinta do Pontão – Cumieira
5030-046 Santa Marta de Penaguião
Portugal