Partilhar:

Vinho Tinto
Pontual
Syrah 2020, 75cl
Alentejo

8,50

 14%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 16º-18º

4.1 /5
161 votaram

87/100  Wine Spectator

16/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 25 de Novembro de 2021

Cor violeta-escura, aroma intenso, sobressaindo frutos do bosque pretos bem maduros com notas de especiarias. A boca confirma a presença de fruta bem madura, taninos fortes e bem moldados, com um final longo e persistente.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Pontual

Vinificação em lagares de Inox, com desengace total. Maceração pré-fermentativa de 2 dias. Fermentação alcoólica a temperatura controlada de 25⁰.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101226

Pontual Wines

A PLC – Companhia de Vinhos do Alandroal, Lda, foi constituída em 2000 por Paolo Fiuza Nigra, Luís Bulhão Martins e Carlos Portas. As iniciais de cada um deles deram então nome ao projecto, PLC. Na planície ondulante do Alentejo, entre o Alandroal e Portalegre, a equipa reúne 100 hectares de vinha. Plantada em solos xistosos onde as castas indígenas e outras potenciam a produção de vinhos de elevada qualidade. A PLC, engarrafou o seu primeiro vinho em 2001, Pontual, Touriga Nacional/Trincadeira Preta. Nos anos seguintes a PLC lança ainda o Pontual Syrah, Pontual Reserva, Branco, Colheita e a nova gama Desigual, branco e tinto.

Entre Alandroal e Portalegre estão cerca de 100 hectares onde as vinhas crescem e as castas plantadas, foram cuidadosamente escolhidas, com o objectivo de potenciar a qualidade das uvas e vinhos. O tipo de solo onde as vinhas crescem é do tipo xistoso. Entre as castas brancas estão Antão Vaz, Arinto, Roupeiro, Verdelho, Perrum e nas tintas Touriga Nacional, Syrah, Trincadeira, Aragonês, Alicante Bouchet e Cabernet Souvignon.

A produção de vinhos de qualidade começa na vinha, através de uma selecção cuidadosa das uvas, tendo em conta o seu estado sanitário e fase de maturação. Durante a vindima a uva na adega é processada com todos os cuidados necessários para preservar toda a sua qualidade e potencial. A vinificação dos brancos é feita em cubas de inox, com desengace total, prensagem a baixas pressões e poucas quantidades, decantação entre 7 a 10° C. A fermentação é controlada a baixas temperaturas, entre os 13° C e os 15° C até esta acabar. Nos tintos a vinificação é feita em lagares de inox, o desengace é total e a maceração pré-fermentativa durante 1 a 2 dias. A fermentação alcoólica com temperatura controlada a 25° C. O estágio do vinho é feito em barricas de carvalho americano ou francês consoante a casta e vinho.

Morada

PLC – Companhia de Vinhos do Alandroal, Lda.

Travessa da Misericórdia, 2
7250-150 Alandroal
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela