Partilhar:

Vinho Tinto
Post Scriptum de Chryseia
2022, 75cl
Douro

16,89

 14%

 2024-2034

 Servir a 16º-18º

97/100  Wine Spectator

18/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Novembro de 2023

Expressivo. Fresco. Refinado. O Post Scriptum é o vinho parceiro do Chryseia. Proveniente dos mesmos vinhedos, o seu perfil é semelhante, com fruta expressiva, fresca e concentrada, aliada a um equilíbrio e elegância exquisitos. É levemente amadeirado e mais acessível em tenra idade.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Post Scriptum de Chryseia

Feito a partir de uma segunda seleção dos vinhos produzidos para Chryseia, o Post Scriptum de Chryseia é caracterizado por fruta inicial e taninos suaves com finesse e equilíbrio.
O ano de 2022 viu uma série sem precedentes de ondas de calor nos meses que antecederam a colheita. No entanto, muito poucas vinhas mostraram sinais de stress hídrico – um testemunho da sua resistência e adaptabilidade a condições adversas.
Proveniência e castas: Quinta de Roriz e Quinta da Perdiz, Douro – Cima Corgo. Touriga Nacional 50%, Touriga Franca 40% e Tinta Roriz 10%.
Vinificação: As uvas são selecionadas manualmente antes de passarem pelo desengaçamento e por um processo automatizado de seleção dos bagos. Em seguida, são suavemente esmagadas antes de serem transferidas para os tanques de fermentação, onde são inoculadas com uma cultura de levedura especialmente selecionada e fermentadas a 25°C. Durante a fermentação, os vinhos são suavemente macerados para produzir um vinho de consumo imediato, mas com uma capacidade grande de envelhecimento em garrafa.
Estágio: 12 meses em barricas de carvalho francês de 400L (segundo e terceiro ano).
Enologia: Bruno Prats, Charles Symington, Pedro Correia e Miguel Bessa.
Guarda e Consumo: Pronto a consumir, embora tenha elevado potencial para evoluir favoravelmente em garrafa.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100295

Prats & Symington

O Chryseia foi um dos pioneiros do ressurgimento, hoje amplamente reconhecido, dos vinhos não fortificados Douro DOC. No entanto, este vinho, cujo nome significa «d’ouro» em grego clássico, tal como o nome do rio em português, mantém-se fiel a um estilo muito próprio. Nele predominam a elegância e o equilíbrio, tendo profundidade sem ser pesado e apresentando-se encorpado sem ser agressivo. O Chryseia simboliza o encontro da nobre tradição portuguesa com a não menos rica tradição bordalesa, no sentido de uma nova modernidade. O primeiro Chryseia comercializado foi a colheita 2000.

Em 2002, apresentámos o Post Scriptum como um vinho parceiro do Chryseia. Este vinho é produzido a partir de uma segunda selecção dos lotes criados para o Chryseia e, desde 2007, tem sido produzido predominantemente a partir de frutos da Quinta da Perdiz, no vale do Rio Torto. Após a aquisição das vinhas e da adega da Quinta de Roriz, em 2009, a Prats & Symington adicionou os vinhos Prazo de Roriz e Quinta de Roriz Porto Vintage à sua gama de vinhos.

Address

Prats & Symington, Lda.
Quinta de Roriz
São João da Pesqueira
5130-113 Ervedosa do Douro
Portugal

Press the button and you will be directed to this wine's fact sheet

Note: the fact sheet will open on a new browser tab