Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta da Bacalhôa
2018, 75cl
Península de Setúbal

21,28

 15%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 16º-18º

87/100  Wine Spectator

17/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 12 de Julho de 1905

Mantendo o seu estilo clássico, o Quinta da Bacalhôa 2018 apresenta aromas de frutos encarnados bem presentes combinados com “nuances” de madeira e especiarias. Na boca as sensações de frutas encarnadas são realçadas e combinadas com taninos suaves mas presentes. Tem um final fresco, algo mineral, elegante e muito complexo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta da Bacalhôa

HISTÓRIA
Após vários séculos de vinha na Quinta da Bacalhôa – existem registos já no séc XV – plantou-se em 1974 uma vinha com as castas tintas francesas mais famosas do mundo, o Cabernet Sauvignon e o Merlot. Nasceu assim na colheita de 1979 o primeiro Cabernet Sauvignon/Merlot de Portugal. O terroir da Quinta da Bacalhôa permite, desde então a produção de um vinho – já são 44 colheitas lançadas no mercado – com um perfil elegante e de grande capacidade de envelhecimento que é um clássico estre os vinhos Portugueses.

PERFIL
A vinha plantada na Quinta da Bacalhôa encontra o “terroir” ideal para a produção de vinhos de excelência: solos franco-arenosos, bem drenados, com clima ameno devido à influência atlântica. As castas escolhidas para o encepamento da propriedade, Cabernet Sauvignon e Merlot, beneficiam assim de condições naturais para uma maturação lenta e equilibrada. Em 2018, tanto o Merlot como o Cabernet Sauvignon apresentaram à vindima uvas com níveis de maturação ideais, muito sãs. Após a fermentação dos vinhos elementares a temperatura controlada, seguiu-se um período de «cuvaison» (maceração pelicular pós-fermentativa) de duas semanas. Com uma selecção criteriosa, contemplando numerosas provas e análises, criouse o lote final que estagiou em barricas novas de carvalho francês durante 14 meses.

ENÓLOGA
Filipa Tomaz da Costa

Prémios

Ouro – Sakura Japan Women’s Wine Awards (2018)
– Boa Escolha – Grandes Escolhas – VINHO (2018)
– 89pts Robert Parker
– 94 Pontos – Wine Enthusiast (2017)
– Ouro, Excelente (4 estrelas) – Selection Das Genussmagazin (2017)
– Os melhores Vinhos de 2017 na Categoria Península de Setúbal – Grandes Escolhas
– Commended Medal – Decanter World Wine Awards (2015)
– Commended Medal – Internacional Wine Challenge (2015); Ouro – Concurso de Vinhos da Península de Setúbal (2015)
– Bronze – Internacional Wine & Spirits Competition (2015)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100388

Bacalhôa Vinhos

Foi em 1927 que 11 associados liderados por Domingos Silva e Ângelo Neves decidiram fundar, em Sangalhos (Anadia), a Aliança, que conta já com mais de 80 anos de vida. Esta iniciou a sua actividade exportando de imediato para o Brasil, África e Europa e hoje, mais de 50% da sua produção destina-se à exportação, sobretudo de vinhos, espumantes e aguardentes, imagem de marca da Aliança em Portugal e nos cerca de 60 países para onde exporta.

Em 2007, a Bacalhôa Vinhos de Portugal adquiriu o capital maioritário da Aliança, passando esta a pertencer ao Grupo Bacalhôa, tendo sido a designação social das Caves Aliança S.A. alterada para Aliança Vinhos de Portugal S.A., momento em que se procedeu igualmente a uma mudança da imagem institucional.

Os vinhos da Aliança, como o Quinta dos Quatro Ventos, Quinta da Garrida, Quinta da Terrugem e Quinta das Baceladas, receberam já vários prémios nacionais e internacionais, tendo sido a empresa considerada em 2005, pela prestigiada revista norte-americana, Wine Spectator, uma das 20 melhores empresas do sector a nível mundial, a única da Península Ibérica incluída nesta classificação.

Recentemente foram realizados fortes investimentos tendo sido recuperadas as instalações em Sangalhos e inaugurado o Aliança Underground Museum. Um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal e que versa áreas como a arqueologia, etnografia, mineralogia, paleontologia, azulejaria e cerâmica, abrangendo uma impressionante extensão temporal com milhões de anos. Estes acervos resultam do cuidado constante do coleccionador José Berardo, em imunizar peças e obras de arte, de múltiplas origens e espécies, com significado por vezes histórico, por vezes sentimental.

Morada

Bacalhôa – Vinhos de Portugal, S.A.

Rua do Comércio, 444, Apartado 6
3781-908 Sangalhos
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela