Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta do Crasto
Superior 2020, 75cl
Douro

17,12

 14%

 2023-2032

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Julho de 1905

De cor violeta profunda e intensa revela um nariz complexo e envolvente onde aromas de frutos silvestres se encontram em perfeita sintonia com frescas notas de bosque e especiarias finas. Na boca inicia de forma elegante, evoluindo para um vinho de excelente volume, estrutura sólida, onde os taninos sedosos conferem uma textura envolvente. Um vinho cativante, onde encontramos a identidade singular do Douro Superior e que termina de forma harmoniosa e com uma excelente persistência.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta do Crasto

Como o nome sugere, o Crasto Superior Tinto é feito com uvas provenientes da região do Douro Superior, na Quinta da Cabreira, localizada junto a Castelo Melhor.

O ano de 2020 foi extremamente exigente, não só devido à pandemia global, mas também devido às condições climatéricas bastante rigorosas. A vindima teve início a 17 de Agosto e terminou a 25 de Setembro. Foi uma vindima de menor produção com as videiras a apresentarem cachos mais pequenos e uvas de menor diâmetro, com uma óptima relação entre a película e a polpa, e consequentemente uma excelente concentração. Uma vindima marcada pela pandemia Covid-19 mas que deu origem à produção de vinhos tintos muito completos, com fruta muito expressiva, textura sedutora e excelente persistência.

Vinificação: As uvas, provenientes da nossa Quinta da Cabreira, no Douro Superior, foram transportadas em caixas de plástico alimentar e sujeitas a uma rigorosa triagem à entrada da adega. Após um desengace total e um ligeiro esmagamento, o mosto foi transferido para cubas de fermentação em aço inox com temperatura controlada.
Envelhecimento: O Crasto Superior Tinto estagiou em barricas de carvalho francês, onde permaneceu cerca de 12 meses.

Prémios

Crasto Superior Tinto 2019
90/100 – Wine Advocate / Robert Parker (EUA / 2023)

Crasto Superior Tinto 2018
93/ 100 – Revista Adega (BR / 2022)
17,5/ 20 – Revista Grandes Escolhas (PT / 2021)

Crasto Superior Tinto 2017
92+/ 100 – Wine Advocate / Robert Parker (EUA / 2021)
16+/ 20 – Jancis Robinson (UK / 2021)
17/ 20 – Guia de Vinhos do Douro João Paulo Martins (PT / 2021)
91/100 + Editor’s Choice – Wine Enthusiast Magazine (EUA / 2020)
93/ 100 – James Suckling (EUA / 2020)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100769

Quinta do Crasto

Situada na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto, é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais 70 são ocupados por vinhas. Fazem também parte do património da empresa a Quinta do Querindelo, com 10 hectares de Vinhas Velhas, e a Quinta da Cabreira, no Douro Superior, com 114 hectares de vinha. Com localização privilegiada na Região Demarcada do Douro, a Quinta do Crasto é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século. Como costuma ser com as grandes Quintas do Douro, a origem da Quinta do Crasto remonta a tempos longínquos – o nome Crasto deriva do latim “castrum”, que significa forte romano.

Os importantes investimentos realizados nos últimos anos permitiram modernizar as vinhas e as instalações de vinificação. Isto tem assegurado a produção de vinhos de elevada qualidade, tais como os vinhos Crasto, Crasto Superior e Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas; os vinhos monovarietais Quinta do Crasto Tinta Roriz e Quinta do Crasto Touriga Nacional, os vinhos monovinha Quinta do Crasto Vinha da Ponte e Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa, assim como também vinhos do Porto de categorias especiais Finest Reserve, LBV e Vintage.

Na Quinta do Crasto utilizamos as mais avançadas tecnologias de vinificação, conjugadas com o tradicional método de pisa a pé em lagares. A concretização de todos os investimentos, associada à paixão que é colocada na elaboração dos vinhos, levou ao reconhecimento da Quinta do Crasto no panorama vinícola nacional e internacional.

Morada

Quinta do Crasto, S.A.

Quinta do Crasto
Gouvinhas
5060-063 Sabrosa
Portugal