Quinta do Vale Meão
O início do Ano Vitícola 2020 foi muito chuvoso. A precipitação acumulada dos meses de Dezembro a Abril foi de 420 mm, três vezes superior a de 2019.
As condicoes humidas e quentes da Primavera foram propicias a um adiantamento do ciclo vegetativo em cerca de tres semanas e a floracao foi afetada por chuvas ocasionais que interferiram no desenvolvimento dos cachos.O Verao foi extremamente seco e muito quente.
Nos dias 23 e 24 de Junho, uma rapida subida de temperatura provocou escaldao generalizado nas vinhas do Douro, com consequentes efeitos na reducao de producao.
Varias ondas de calor em Junho e Julho reduziram ainda mais a produção cuja queda atingiu os 40 %, se comparada a média dos ultimos anos. Para esta diminuição contribuiu sobretudo a Touriga Franca, tendo sido a casta que mais sofreu as consequências dos fenomenos extremos referidos.
A Vindima que foi muito mais curta que o normal e teve início no dia 18 de Agosto, com as castas brancas Rabigato e Arinto. De seguida vindimaram-se rapidamente as castas tintas terminado a vindima na terceira semana de Setembro.
Após esmagamento as uvas passam por um choque termico seguido de pisa a pé durante quatro horas, em lagares de granito. O mosto e transferido para cubas de vinificacao de pequena capacidade com controlo de temperatura. Nesta colheita 10% dos vinhos fermentaram com o engaco. As castas sao vinificadas separadamente. O lote final e feito antes do engarrafamento. Estagio em barricas (45% novas e 55% de segundo ano) de 225 litros, de carvalho frances.
Página oficial do produtor
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100311-1