Vinho Tinto Quinta Vale Meão 2014 75cl Douro DOC
Vinho Tinto Quinta Vale Meão 2014 75cl Douro DOCVinho Tinto Quinta Vale Meão 2014 75cl Douro DOC
Partilhar:

Vinho Tinto
Quinta Vale Meão
2014, 75cl
Douro DOC

90€

 14%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 16º

94/100  Wine Spectator

 

O Produtor, Nota de prova publicada em 25 de Novembro de 2015

No Top dos vinhos de guarda da prestigiada Wine Enthusiast (4º lugar), este é um vinho complexo, com muitos aromas e uma excelente integração da madeira. Surpreende pela Grande variedade de sabores, com um final de boca muito longo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta Vale Meão

Após o final da vindima 2011, o tempo chuvoso não chegou, tendo sido um Outono anormalmente quente e seco. Apenas em finais de Novembro de 2011 surgiu a chuva, cerca de 100 mm, um quarto da média anual para esta região. O resto do Inverno manteve a tendência e iniciamos o ciclo vegetativo com um teor de água no solo quase nulo. Esta situação dificultou o abrolhamento da vinha que foi, por isso, muito irregular. Apenas em finais de Abril, inícios de Maio surgiu alguma precipitação, cerca de 120 mm, o que foi importantíssimo para a sobrevivência das plantas, num ano extremamente seco. Contudo, a nível térmico, 2012 foi um ano mais fresco do que o normal no Douro Superior, com apenas dois picos de calor, um em Junho e outro em finais de Julho. Esta conjuntura permitiu que a incidência de doenças este ano fosse muito baixa. Em anos com estas características, as plantas adaptam-se às condicionantes e, por isso, foi um ano com paredes vegetativas pequenas, crescimentos baixos e, consequentemente, cachos e bagos pequenos. Esta situação provocou uma quebra de produção de cerca de 20%, com maior incidência nas vinhas velhas.
Curiosamente, a maturação foi lenta e não se verificaram perdas de produção adicionais por desidratação de bagos. Assim, a vindima teve início a 4 de Setembro na casta Tinta Amarela, seguindo-se a Tinta Roriz e a Tinta Barroca. As últimas Tourigas Nacionais e Francas foram vindimadas a 27 de Setembro. A qualidade média dos mostos 2012 é muito elevada.

Informação de alergénios

Contém sulfitos

SKU: 100311

Quinta do Vale Meão

Em 1877 D. Antónia Adelaide Ferreira, já proprietária do maior património agrícola do Douro, comprou em hasta pública 300 hectares de terra virgem à câmara de Vila Nova de Foz Côa. O seu sonho era construir a partir do nada uma exploração modelo, concretizando nela toda a vasta experiência acumulada ao longo da sua vida de empresária duriense. Este projecto ambicioso foi totalmente levado a cabo entre 1887 e 1895. Foi a última e mais significativa realização daquela Senhora, que no entanto pouco dela gozou, pois morreu em 1896.

Desde então a quinta manteve-se sempre na posse dos seus descendentes. A partir dos anos 70 o seu trineto Francisco Javier de Olazabal assumiu a sua gestão e iniciou um longo processo de aquisição de partes indivisas dos seus familiares e comproprietários, e em 1994 tornou-se juntamente com seus filhos, único proprietário da Quinta. Até então as uvas da Quinta eram vendidas á empresa A.A. Ferreira S.A, fundada pelos descendentes de D. Antónia, e estavam na base de alguns dos seus melhores vinhos. Essa ligação continuou até 1998, ano em que Francisco Javier de Olazabal decidiu renunciar ao cargo de presidente de A.A. Ferreira S.A. para se dedicar juntamente com seu filho enólogo Francisco de Olazabal y Nicolau de Almeida, à produção, envelhecimento e comercialização dos vinhos da quinta, através da criação da sociedade F. Olazabal & Filhos, Lda.

Morada

F. Olazabal & Filhos, Lda.

Quinta do Vale Meão
5150-501 Vila Nova de Foz Côa
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela