Partilhar:

Vinho Tinto
Senhor Doutor
Touriga Nacional 2021, 75cl
Alentejo

21,19

 15%

 2023-2030

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Janeiro de 2023

Cor purpura intensa e profunda. Grande elegância aromática, fruto maduro e alguma compota, tudo de elevada qualidade. Notas florais, bergamota e violeta, habituais da casta, com amplitude e complexidade.
Na boca revela enorme estrutura e corpo. A “cuvaison”, de mais de 20 dias, propicia volume e concentração de sabor, sem perder vivacidade. Possui muitos e bons taninos. Final com sabor longo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Senhor Doutor

A gama Senhor Doutor, desenvolvida na Herdade da Maroteira mas com uvas provenientes de Évoramonte, resulta numa pequena seleção de “vinhos de autor”. Vinhos de carácter muito específico, fora da caixa que põem à prova tanto o nosso viticultor – Philip Mollet – como o nosso enólogo consultor – António Maçanita.

O Touriga Nacional (100%), com 16 meses em barricas novas de Carvalho Francês, apresenta-se robusto e estruturado. Um vinho de complexidade inegável, com aromas fortes de bergamota, alcaçuz e tons discretos de couro. Um vinho que achamos à altura da Casta Rainha de Portugal.

Vinificação: Vindima manual nocturna em caixa de 20kg. Vinificação atípica para o Alentejo. Fermentação alcoólica e maloláctica natural e espontânea. “Cuvaison” de mais de 20 dias. O terroir e a casta expressam-se, de modo singular.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 104643

Herdade da Maroteira

Situada no sopé da Serra D’Ossa, a apenas 35km a norte de Évora, a Herdade da Maroteira é uma propriedade de 540ha que pertence à mesma família anglo-portuguesa há 5 gerações, desde meados do século XIX. Nessa altura, Robert Reynolds investiu no montado de sobro alentejano para satisfazer as necessidades da indústria do Vinho do Porto no norte de Portugal.
Durante cerca de 150 anos, para além da cortiça, a herdade produziu principalmente gado e alguma azeitona. Em 2000, Philip Mollet, atual proprietário e gestor, revolucionou a estratégia da quinta e plantou vinha. A casta Syrah escolhida revelou-se um enorme sucesso sob a forma do mundialmente aclamado vinho Cem Reis. Mais tarde, uma encantadora seleção de tintos, brancos e rosés resultou da plantação de vinhas Alicante Bouschet, Aragonêz e Touriga Nacional num vale aberto.
Em 2004, o agro-turismo (turismo rural) foi a evolução natural da quinta, ideal para relaxar numa zona histórica de belas paisagens no Alentejo, Portugal. Este é o ambiente perfeito para se aventurar tranquilamente pelo montado com foco no incrível mundo da cortiça, num passeio de jipe ou caminhada… e observar aves (Birdwatching) ou estrelas (Stargazing). As típicas atividades agrícolas sazonais podem ocorrer ao seu redor: extração manual da cortiça (maio/junho), vindima, criação de cordeiros e tosquia de ovelhas, apanha da azeitona. No Outono e no Inverno, os porcos pretos (dos quais se faz presunto) vêm de Espanha e vagueiam livremente, alimentando-se de bolotas.
Temos todo o gosto em mostrar-lhe o nosso maravilhoso pedaço do mundo quando vier à Herdade da Maroteira. E ficaremos encantados se passar a noite numa das opções de alojamento que criámos (Cork Lodge, Til’s Cottage, Main Farm), juntamente com a natureza, para o receber. Venha visitar os campos alentejanos. Estamos ansiosos por conhecê-lo muito em breve!