Partilhar:

Vinho Tinto
Tenuta San Guido
Sassicaia 2015, 75cl
Tuscânia

275

 14%

 2020-2035

 Servir a 16º-18º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 26 de Julho de 2017

A cor da Sassicaia 2015 é uma cor vermelha rubi intensa. O nariz dá notas de frutos vermelhos maduros, bagas, ervas aromáticas e amêndoas tostadas. O sabor é austero, rico e compacto. Mostra um corpo sustentado e uma boa componente ácida. Progride sobre notas de frutos secos, com um final profundo e persistente. Perfeito com pratos principais e carnes vermelhas.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Tenuta San Guido

Uma colheita muito boa que influenciou de uma forma muito positiva os vinhos de 2015. Depois de um Inverno bastante ameno com temperaturas mais frias em Janeiro e Fevereiro e chuvas fortes, durante a segunda semana de Abril as vinhas começaram a vegetar graças às temperaturas amenas e dias ensolarados. As chuvas, muito abundantes no início da Primavera, trouxeram para uma vegetação mais rápida das plantas e ao mesmo tempo ajudaram a reserva de água dos solos. A floração foi excelente, terminada no final de Maio e foi seguida de uma grande floração, favorecida por um bom clima. Junho e a primeira quinzena de Julho caracterizaram-se por temperaturas acima da média sazonal, mas a partir de finais de Julho as plantas voltaram ao seu intervalo habitual. Esta oscilação climática deveu-se principalmente a algumas chuvas que trouxeram ar fresco, muito útil para a saúde das vinhas e consequentemente para o excelente amadurecimento das uvas. A excursão térmica entre o dia e a noite, que durou todo o mês de Agosto, garantiu a excelente maturação fenólica das uvas.

Selecção das uvas na mesa de triagem. O esmagamento e desengace suave das uvas foi seguido de fermentação em cubas inox com temperatura controlada (30° – 31° C apenas utilizando leveduras naturais). A maceração durou cerca de 12-15 dias para o Cabernet Franc e 10-13 dias para o Cabernet Sauvignon, com frequentes bombeamentos de mostos e délestages. A fermentação secundária (fermentação maloláctica) também teve lugar em cubas de aço e terminou no final de Novembro. No final da fermentação maloláctica, o vinho começou o seu envelhecimento em barricas de carvalho francês (1/3 novo) durante 24 meses antes da fase de engarrafamento e do tempo de envelhecimento seguinte em garrafa antes do seu lançamento comercial.

Prémios

97/100 Parker; 17++/20 J. Robinson; 98 J. Suckling

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105844

Tenuta San Guido

Tenuta San Guido tem o nome do Santo Guido della Gherardesca que viveu durante o século XI. Está localizada na costa do Tirreno, entre Leghorn e Grosseto, em Maremma, uma área tornada famosa pelo vencedor do prémio Nobel italiano Giosuè Carducci, e estende-se por 13 km desde o mar até às colinas.

Três são as suas características definidoras: o vinho de Sassicaia, a exploração minuciosa Razza Dormello-Olgiata e o Santuário das Aves Padule di Bolgheri. Eles dividem a propriedade entre o Padule na costa, os campos de treino de cavalos na planície, e as vinhas plantadas até 350 metros nas colinas. A estes últimos foi atribuído o seu próprio DOC, o DOC Bolgheri Sassicaia, o primeiro, e até agora único caso em Itália de um DOC contido numa propriedade.

Morada

Tenuta San Guido

Loc. Le Capanne n. 27
57022 BOLGHERI (LI)
ITALY

Tel. : +39 – 0565 – 762003 / 762026

www.tenutasanguido.com