Partilhar:

Vinho Tinto
Tenuta San Guido
Sassicaia 2016, 75cl
Tuscânia

400

 14%

 2020-2035

 Servir a 16º-18º

97/100  Wine Spectator

 

Robert Parker, nota de prova publicada em 26 de Julho de 2019

O Sassicaia 2016 é um vinho de grande realização. Provei este vinho várias vezes durante a sua criação tanto em barril como em garrafa, e a merecida pontuação de 100 pontos que vêem aqui foi atribuída com entusiasmo na conclusão de uma mini vertical na qual provei e comparei a vindima de 2016 com a de 2015 (que obteve 97 pontos). Faz todo o sentido apresentar estas duas excelentes colheitas de forma comparativa, porque são duas das melhores a sair de Bolgheri, e de facto de Tenuta San Guido, em memória recente. Estas são colheitas muito semelhantes com longos e quentes meses de Verão, que alimentaram uma longa estação de crescimento. Houve um pouco mais de chuva em 2016, e em termos analíticos esta vindima tem um pouco mais de acidez. No entanto, os resultados no copo são extraordinariamente diferentes. A vindima de 2015 é exuberante, redonda, suculenta e imediata, enquanto que a vindima de 2016 mostra uma acutilância e precisão precisas (com grãos e textura semelhantes na parte de trás). Essa acidez irá levá-la por muito tempo para o futuro, à medida que o vinho completar o seu lento curso evolutivo. Este vinho é cinzelado e afiado com amora, cereja madura, erva grelhada e especiarias para barbecue. Os aromas fluem do copo num fluxo contínuo e são todos marcados por uma intensidade radiante. O paladar é longo e poderoso. A linearidade crocante da espinha dorsal tânica do vinho é perfeitamente medida ao volume e profundidade dos sabores da fruta. A meu ver, a Sassicaia 2016 ergue-se ao lado da épica vindima de 1985, que estabeleceu a derradeira referência para o vino italiano. 2021 - 2050"

Descubra todos os vinhos deste produtor

Tenuta San Guido

2016 é uma safra digna de louvor, considerada por alguns ainda melhor do que a excepcional de 2015. O Outono foi caracterizado por um clima invulgarmente quente e seco, excepto por algumas raras chuvas abundantes. O Inverno propriamente dito começou no final de Novembro com temperaturas frias que permaneceram baixas tanto de dia como de noite, até todo o mês de Janeiro. Fevereiro, por outro lado, foi mais húmido e com um ligeiro aumento das temperaturas. Estas precipitações foram essenciais para assegurar a reserva de água do subsolo e garantir o bem-estar da videira durante o Verão. No início de Abril, o forte aumento das temperaturas antecipou a brotação de cerca de 8-10 dias. A chegada adequada do Verão aconteceu durante a segunda metade de Junho, com belos dias de sol e temperaturas estivais. Estas permaneceram na média sazonal, com excepção da segunda década de Julho, que foi muito quente. O veraison começou no final de Julho e as semanas seguintes garantiram uma maturação fenólica e alcoólica óptima das uvas, permitindo uma maior permanência das uvas sobre as plantas. Algumas chuvas nocturnas que ocorreram em Agosto ofereceram um refresco às plantas e lavaram as uvas, enquanto as brisas frescas da noite, condicionadas pelo mar, acentuaram o desenvolvimento dos perfumes e garantiram a frescura e fragrância das uvas que amadureceram gradualmente, sem excesso de açúcares. A vindima foi realizada, graças às condições óptimas, até à primeira década de Outubro. As uvas sãs e intactas, homogeneamente amadurecidas, que foram trazidas para a adega, deram uma resposta óptima em termos organolépticos. Grande extracção em termos de cor e estrutura antociânica, combinada com uma extraordinária componente aromática, taninos elegantes e subtis são os traços distintivos desta vindima Sassicaia.

Prémios

100/100 Parker; 100/100 Decanter 98/100 J. Suckling

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105844

Tenuta San Guido

Tenuta San Guido tem o nome do Santo Guido della Gherardesca que viveu durante o século XI. Está localizada na costa do Tirreno, entre Leghorn e Grosseto, em Maremma, uma área tornada famosa pelo vencedor do prémio Nobel italiano Giosuè Carducci, e estende-se por 13 km desde o mar até às colinas.

Três são as suas características definidoras: o vinho de Sassicaia, a exploração minuciosa Razza Dormello-Olgiata e o Santuário das Aves Padule di Bolgheri. Eles dividem a propriedade entre o Padule na costa, os campos de treino de cavalos na planície, e as vinhas plantadas até 350 metros nas colinas. A estes últimos foi atribuído o seu próprio DOC, o DOC Bolgheri Sassicaia, o primeiro, e até agora único caso em Itália de um DOC contido numa propriedade.

Morada

Tenuta San Guido

Loc. Le Capanne n. 27
57022 BOLGHERI (LI)
ITALY

Tel. : +39 – 0565 – 762003 / 762026

www.tenutasanguido.com