Partilhar:

Vinho Tinto
Vega Sicilia
Alión 2019, 75cl
Ribera del Duero

89

 15%

 2022-2035

 Servir a 16º-18º

18/20  Revista de Vinhos

 

Revista de Vinhos, nota de prova publicada em 19 de Fevereiro de 2024

A elegância deste vinho já dá os primeiros sinais no olfato. Fruta vermelha fresca bem definida, delicada e não opulenta. Taninos muito finos, acidez bem presente, mas discreta, que servem como fundação para a imensa estrutura que o vinho tem (e que mal se nota).

Descubra todos os vinhos deste produtor

Vega Sicilia

Alión provém de terroirs cuidadosamente seleccionados, situados nas melhores zonas da região de Ribera del Duero DO.
Os solos complementam-se entre si e, aliados ao mesmo processo de vinificação utilizado na Vega Sicilia, produziram vinhos com uma estrutura firme. 2019 foi uma colheita mais seca do que o normal, o que também foi observado durante a degustação de uvas. Peles potentes e concentradas, mas com uma estrutura muito firme. O trabalho começou essencialmente com a extracção para desenvolver uma vindima para a qual reduzimos o estágio total de fermentação para cerca de 11 dias. O lote ímpar foi afinado antes de ser barrilado e a redução do impacto da madeira e da tosta é importante para este tipo de vindima. A adição de betão ajudou-nos a trabalhar a verticalidade e a frescura dos vinhos. 2019 foi uma colheita potente, concentrada e sumarenta, mas também com um lado sensual e untuoso.

Prémios

95/100 James Suckling; 94/100 Robert Parker

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 101576

Vega Sicilia

Vega Sicilia tornou-se parte da vida da família Alvarez, em 1982. Desde então tem vindo a produzir um sólido crescimento, constante, com a incorporação de vinhos produzidos em diferentes regiões vinícolas, abordagem de novos consumidores em todo o mundo e estabeleceu as bases para um futuro promissor e bem sucedido. O objectivo é tornar-se a referência para o prestígio global de uma cultura única baseada na busca contínua de excelência, harmonia com a natureza, rigor e dedicação sem limites. Tudo graças ao trabalho de uma equipa excepcional e aos princípios e valores que transcendem as pessoas, as gerações passadas e futuras, e que marcam o caminho a seguir.