Maridagem perfeita
Peixes

Mil e uma Vantagens de comer Peixe

Seja grelhado, assado, cozido ou frito, o peixe tem excelentes valores nutricionais. Idealmente, deve ser ser consumido mais do que 3 vezes por semana, cozido ou grelhado. É um alimento leve e de simples digestão. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e da diabetes. Tem também um papel importante na melhoria da concentração e da memória. Por norma, o peixe tem entre 2 a 5% de teor de gordura, valores esses que, quando comparados aos da carne, são muito reduzidos! É, portanto, um excelente aliado de uma dieta saudável.

De seguida, deixamos-lhe algumas informações úteis e curiosas acerca de alguns dos peixes mais consumidos em Portugal:

  • 100gr de pescada cozida contêm cerca de 112 kcal. A mesma quantidade de pescada frita contém quase o dobro: 213 kcal!
  • tal como a sardinha, a cavala é dos peixes mais ricos em ómega 3, um tipo de gordura poli-insaturada, fundamental no combate a doenças cardiovasculares e hipertensão.
  • no Verão, a sardinha é mais saborosa. A composição de gordura deste peixe, cujo nível aumenta durante o Verão por haver mais alimento, é a principal responsável pelo seu sabor.
  • mais do que qualquer outro peixe, o robalo deve ser temperado com vinho branco, que lhe atribui um sabor muito particular!
  • Portugal é o 3º país do mundo com maior consumo de peixe, depois dos Islandeses e dos Japoneses, estimando-se uma média de consumo de cerca de 57kg por pessoa / ano – mais do dobro da média europeia!
Peixes