Aqui, só os mais fortes, resilientes e corajosos resistem às provações desta terra árida, onde a seiva brota sob a forma de vinhos tranquilos e generosos, de uma qualidade inigualável e reconhecida em todo o mundo.
O Douro é também conhecido por ser berço de mulheres extraordinárias e à frente do seu tempo. É por esse motivo, o local ideal para o nascimento de uma inusitada marca de vinhos liderada por uma mulher – Fernanda Zuccaro.
QALT é o reflexo desta mulher lutadora, empreendedora e audaciosa que, vinda do outro lado do Atlântico, deseja aliar a história ancestral do Douro à modernidade dos novos mercados.
Amante incondicional de vinhos internacionais, admira sobretudo a tenacidade das mulheres do Douro – cujo pináculo é D. Maria Antónia Ferreira – por isso, faz questão de homenagear com os seus vinhos distintivos, elegantes e sobretudo audazes, todas as mulheres oriundas desta terra, assumindo-se diante de todos como duriense.
Os seus vinhos brancos, rosés e tintos deram já os primeiros passos no mercado nacional e brasileiro. Agora, qual odisseia dos descobrimentos, quer conquistar o mundo!
A Quinta Alta colhe e vinifica as uvas de duas propriedades: Quinta Alta dos Álamos e Quinta da Longra.
A Quinta da Longra de Cima, com 3,5 hectares de vinha, situa-se na sub-região do Baixo Corgo, na Freguesia de Moura Morta – Vinhós, no Concelho de Peso da Régua, Distrito de Vila Real. Localiza-se em altitude variável de 450 a 650 mts com influência da serra do Marão, o que lhe confere um bom potencial para a produção de vinhos brancos.
Esta propriedade foi escolhida exclusivamente para a produção de vinhos brancos, rosés e tintos mais suaves.
Nas vinhas encontramos as castas de uvas brancas: Gouveio Real, Malvasia Fina e Viosinho. Castas autóctones e fiéis a produção dos autênticos vinhos do Porto e do Douro. Essa é a composição do Blend do vinho QALT Branco. As uvas tintas Touriga Nacional e Francesa da Quinta da Longra dão origem ao vinho QALT Rosé.
A Quinta Alta dos Álamos, com de 7 hectares de vinhas, situa-se na Freguesia de Ervedosa do Douro, no Concelho de São João da Pesqueira, Distrito de Viseu na sub-região do Cima Corgo, lugar ícone e referência de excelente qualidade de uvas para o vinho do Porto e do Douro. A propriedade é composta por 1,02 hectares de vinhas velhas, acima de 50 anos e de mais 5,55 hectares de vinhas de 12 anos em patamares em plena produção. Ainda há 0,8 hectares de olival.
As vinhas velhas são compostas por castas tradicionais do Douro e estão plantadas conforme se fazia antigamente: as castas misturam-se na vinha, ou seja, o que chamamos de Field Blend. Foram identificadas umas dezenas de castas, tais como: Touriga Nacional, Touriga Francesa, Rufete, Sousão, Tinto Cão, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Bastardo, Mourisco entre outras. O que esta vinha tem de invulgar são 7 talhões de vinhas velhas com exposição solar diferentes o que garante a tipicidade única do vinho Zuccaro – Field Blend.
Nos patamares encontram-se as castas: castas Touriga Nacional, totalmente com exposição solar Norte; Touriga Francesa ao sul e as castas Tinta Roriz e Tinta Barroca estão expostas à Sudoeste.
Localizada no coração da sub-região do Cima Corgo e rodeada pelas principais vinhas dos grandes vinhos do Douro. Podemos dizer, sem nenhuma modesta, que somos vizinhos das Quinta das Carvalhas da Real Companhia Velha, da Quinta do Ventozelo da Porto Cruz, Quinta São José, Quinta do Pessegueiro, Quinta Vale D. Maria e outras magníficas propriedades que produzem vinhos de excelência inquestionável. Isto é, sem dúvida nenhuma, um orgulho para Fernanda Zuccaro.