A vinha com mais de 2 milhões de anos é uma das mais antigas plantas cultivadas, contando com 3,2 milhões de hectares só na Europa. Em Portugal a vinha americana aparece na sequência da destruição das vinhas tradicionais causada pela filoxera em 1870. Por ser imune à praga mais devastadora da viticultura mundial, possibilitou que nela se passassem a enxertar as grandes castas de cada país.
Quando era miúdo adorava ir com o meu avô comer doce da Teixeira, rabanadas fora de época e apanhar aquelas uvas super doces que cresciam nos muros, eram deliciosas, ao contrário das outras que vinham das “vinhas normais” que eram menos doces e amargas.

O que é o vinho Morangueiro?
É o vinho que resulta da fermentação da uva morangueira ou americana, (híbrido de vinhas americanas com as vinhas europeias) também conhecido por “vinho americano” nalgumas regiões do País e nos Açores de “vinho de cheiro” feito com a casta Isabelle.

Faz mal à saúde?

À semelhança de outras castas, a uva morangueira é também rica em antioxidantes, potássio, magnésio, ácido fólico, vitamina B6, bem como flavonóides e resveratrol, que actuam contra as doenças cardiovasculares e cancro.
A sua comercialização está proibida há vários anos, mais pela concorrência feroz que fazia aos vinhos de mesa tradicionais, do que pelos malefícios para a saúde que estão
relacionados com a presença de metanol no vinho. O Metanol é um composto altamente tóxico que ingerido, mesmo em pequenas quantidades, afecta a nossa visão. A película da uva tem um pigmento (malvina) que é suposto tratar mal o sistema nervoso central.

A Comissão Europeia admite que as castas interespecíficas não são necessariamente produtoras de vinho de má qualidade e que nem sempre põem em risco a saúde.
Recomenda, contudo, muita precaução quanto à sua elaboração, tendo em conta a percentagem de acidez dos mostos e a sua relação directa com a presença de metanol no vinho produzido. Os cuidados a ter na vinha com esta espécie robusta, são muito menores.
São plantas fáceis, generosas e produzem em grande quantidade mais que a vinha europeia. A uva sabe a um misto de groselha e picante, quando fermentada tem aromas de morango, daí o nome morangueiro.

Txim Txim!


mini-joao

crónica por joão guedes

Partilhar: