James Suckling, nota de prova publicada em 26 de Agosto de 2025
Aromas perfumados de madressilva, ginseng, pêra condimentada, noz-moscada e casca de citrinos conduzem a um palato deliciosamente especiado, estruturado e vivo, com bolha fina e persistente. Elaborado a partir de 100% Pinot Noir, sem adição de sulfitos. Pronto a beber, mas com potencial de guarda.
Viticultura: Mobilização do solo, respeito pela planta. Métodos de agricultura biológica utilizados. Certificação biológica em processo.
Vinificação: 100% em barricas de carvalho, sem adição de sulfitos.
Estágio: 10 meses sobre borras. Dégorgement em 2021.
Dosagem: 0 g/l.
Richard Juhlin: “Maillart pode ser considerado atualmente como um dos principais vinhateiros de Champagne e, se continuar assim, a classificação de 5 estrelas será em breve uma realidade” (Abril 2019).
A nossa associação familiar com a viticultura pode ser rastreada até 1753, quando os nossos antepassados cultivavam vinha na aldeia vizinha de Chamery; embora exista um documento que sugere que a tradição remonta ainda mais atrás, referindo-se a uma “medida de vinha” em 1533 que foi mapeada por Pierre Maillart, um agrimensor ajuramentado que trabalhava em Chamery para a abadia de Saint Nicaise.