Partilhar:

Espumante
Soalheiro
Bruto Nature Pur Terroir 2019, 75cl
Vinhos Verdes

17,69

 12.5%

 2021-2029

 Servir a 6º - 8º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 8 de Outubro de 2021

Soalheiro Espumante Bruto Nature tem uma cor dourada intensa e apresenta bolhas finas e elegantes. No nariz revela-se muito complexo, com notas de pão e de alguma mineralidade. Na boca o sabor é intenso e complexo. No último copo são visíveis as Pérolas de Levedura, de sabor neutro e comestíveis. Este é um vinho para todos aqueles que procuram experimentar algo diferente.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Soalheiro

O Alvarinho que dá origem a este vinho provém das vinhas da Quinta de Soalheiro, situadas na região de Monção e Melgaço. Estas estão protegidas por uma cadeia de montanhas que proporciona um microclima único, onde a pluviosidade, temperatura e número de horas de sol são ideais para a boa maturação das uvas permitindo obter uma forte expressão das características desta casta. Os solos são graníticos e as vinhas certificadas em modo de produção biológico, ou seja, as uvas são cultivadas utilizando-se práticas que promovem a biodiversidade e o equilíbrio do ecossistema vitivinícola, garantindo assim, a sustentabilidade ambiental. Este modo de produção das uvas contribui para que o vinho base não tenha qualquer adição de sulfitos. A base do Soalheiro Espumante Bruto Nature é o nosso Soalheiro Nature, produzido a partir de uvas Alvarinho vindimadas à mão. O mosto fermenta em aço inox sem adição de sulfitos. É depois submetido a uma fermentação maloláctica completa. O vinho é engarrafado com Pérolas de Leveduras, um produto resultante da investigação portuguesa, e que vão provocar, de uma forma inovadora, o início da fermentação secundária em garrafa. Assim, e, de acordo com o método ancestral de produção de espumantes, este vinho não vai ser sujeito ao “dégorgement” após a fermentação secundária e, por isso, vedamos a garrafa com uma rolha especial. O Bruto Nature envelhece durante 18 meses na nossa adega. O resultado final é um vinho feito com dosagem zero, logo um Bruto Nature, que continuará a envelhecer na garrafa até ao momento da sua abertura. Torna-se por isso, num vinho muito interessante para guardar na sua coleção.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106474

Quinta de Soalheiro

A Quinta de Soalheiro, localizada em Melgaço (o ponto mais Norte de Portugal), está protegida por um conjunto de serras que criam as condições de pluviosidade, temperatura e horas de sol necessárias à melhor maturação das uvas da casta Alvarinho. O microclima muito particular desta região aliado a uma excelente exposição solar levaram à plantação da primeira vinha contínua de Alvarinho, em 1974, e posteriormente, à criação da primeira marca de Alvarinho de Melgaço – Soalheiro, em 1982.

Morada

Vinusoalleirus, Lda.

Alvaredo – Melgaço
4960-010 Alvaredo
Portugal