Partilhar:

Vinho Branco
Quinta dos Murças
Assobio 2022, 75cl
Douro

6,95

 12%

 Imediato

 Servir a 8º-10º

16/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Fevereiro de 2023

COR
Amarela citrina.
AROMA
Aroma intenso e fresco dominado por frutos cítricos, fruta de caroço, frutos de polpa branca e com algumas notas de fruta tropical.
PALADAR
Na boca sobressai a sua acidez que em conjunto com o seu volume e textura lhe conferem um final longo e refrescante.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta dos Murças

CONCEITO DO VINHO
Respeitando a tradição vitivinícola da mais antiga região demarcada do mundo, são vinhos produzidos com base nas suas variedades autóctones. Versáteis e gastronómicos, expressam o lado mais fresco do Douro.

AGRICULTURA
Foi um ano atípico e que ficará marcado pelas elevadas temperaturas e baixa precipitação. Inverno com temperaturas superiores em +1,5ºC em relação à média e menos 80% de precipitação. A Primavera continuou mais seca e mais quente que o normal. No entanto durante a vindima, final de Agosto e mês de Setembro, as temperaturas baixaram e ajudaram a vinhas a terminarem o seu ciclo. As chuvas entre 12 e 15 de Setembro ajudaram mais ainda a terminar a maturação. Iniciámos a vindima no dia 17 de Agosto, 6 dias antes em relação ao ano anterior, com bom equilíbrio de fruta e acidez.

GEOLOGIA DO SOLO
Solos xistosos e graníticos.

IDADE MÉDIA DAS VINHAS
15 a 20 anos.

VINIFICAÇÃO / ESTÁGIO
Vindima manual, mesa de seleção, prensagem pneumática, fermentação alcoólica com temperaturas controladas (12º a 14ºC).
Em cubas de inox sobre borras finas.

MAIS INFORMAÇÕES
DOURO – ALTITUDE – FRESCURA
Junto a um dos limites da Quinta dos Murças, encontramos encostas íngremes formando um vale. Neste local, de orientação maioritariamente a Norte, mais protegido do sol, quando o vento passa ouvimo-lo assobiar.
É de vinhas como as que ali se encontram, de parcelas com características únicas, a cotas mais elevadas, que provém o Assobio.
Fruto das castas mais tradicionais da região, os nossos Assobios tinto, branco e rosé, frescos e versáteis, são vinhos com grande aptidão gastronómica.

ENÓLOGOS
Lourenço Charters

ENGARRAFAMENTO
Fevereiro 2023

ACIDEZ TOTAL
4.8 g/l

PH
3.31

AÇÚCAR REDUTOR / BAUMÉ
0.6 g/l

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100819

Quinta dos Murças

A Quinta dos Murças desfruta de um terroir único no Douro, fruto da aliança de um clima muito particular, temperado e suavizado pela longa frente do rio Douro, com os diferentes tipos de solo, as múltiplas exposições proporcionadas pela orografia e pelas vinhas enriquecidas por dezenas de castas autóctones do Douro. A paisagem tipicamente duriense é composta por encostas altaneiras e vales profundos que ocupam um pouco mais de 160 hectares de área total, 48 hectares dos quais ocupados com vinha, cerca de 15 hectares ocupados com olivais e pouco mais de 10 hectares com frutos citrinos. O clima é particularizado pelas grandes amplitudes térmicas anuais popularizadas pelo ditado popular que afirma que a região possui nove meses de inverno e três meses de inferno, suavizados pela enorme frente de rio que se estende por mais de três quilómetros. Beneficiando de muitas horas de sol os solos extremamente pobres são compostos por xistos, albergando um património de dezenas de castas regionais, dos quais sete hectares se encontram em processo de certificação biológica. É esta combinação única, aprofundada pela idade de algumas das vinhas mais antigas que ultrapassam os oitenta anos e pelas castas misturadas, que singulariza e individualiza os vinhos da Quinta dos Murças. Atualmente a Quinta das Murças pertence ao Grupo Esporão.

Morada

Murças, S.A.

Quinta dos Murças 5050-012 Covelinhas, Peso da Régua, Portugal