O Produtor, nota de prova publicada em 26 de Junho de 2025
Sempre que bebo este vinho sou imediatamente transportado para o Argentario — consigo sentir a brisa do mar, os solos, o sol e os aromas da região de Maremma. A primeira impressão que tenho é o aroma vibrante, com flores de laranjeira e de pêssego, seguido de citrinos e acidez conferidos pelo Vermentino, pera e frutos tropicais, e o equilíbrio e estrutura dados pelo Trebbiano e pela Ansonica.
Como acontece com a maioria dos vinhos de Bibi Graetz, o nome é bastante evocativo — “CasaMatta” significa “Casa Louca”.
O Casamatta Bianco é um vinho proveniente do Argentario, na costa sul da Toscana, que reflete fortemente as castas tradicionais e as vinhas velhas da região. Trata-se de um lote fresco, crocante e salino, que transporta consigo a brisa do mar.
Vinificação e Estágio: O Casamatta Bianco é elaborado a partir de vinhas situadas entre Capalbio e o Argentario, na costa sul da Toscana. As uvas são colhidas manualmente, desengaçadas e suavemente prensadas com gelo seco. A fermentação decorre em cubas de aço inoxidável, a temperaturas muito baixas, de modo a preservar a frescura do vinho, e prolonga-se por cerca de 2 semanas. Após o lote final, os vinhos estagiam durante 3 meses em depósito antes de serem engarrafados.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 106016-2
Bibi Graetz
A adega Bibi Graetz foi fundada em 2000, na colina de Fiesole, com vista para Florença, onde Bibi, criado no seio de uma família de artistas, se apaixonou profundamente pelo vinho e fez dele a sua vida. Fascinado por vinhas velhas — pela sua finesse, elegância e pureza dos frutos que produzem —, a Bibi Graetz reúne hoje uma das maiores colecções de vinhas antigas da Toscânia.