Partilhar:

Vinho Branco
Bons Ares
2024, 75cl
Douro

11,65
15,53/lt

 13.5%

 2025-2029

 Servir a 11º-13º

17/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Junho de 2025

Amarelo muito limpo e brilhante, com reflexos esverdeados. Aroma vivo e fresco, de grande elegância, mineral e cristalino. Após agitação, revelam-se subtis aromas florais, como rosas brancas e jasmim. Na boca, excelente sensação de volume e suavidade, com sabores mais quentes, sempre equilibrados por uma acidez característica da Quinta dos Bons Ares. O Bons Ares Branco 2024 capta na perfeição o terroir único desta Quinta.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Bons Ares

O VINHO
A Quinta dos Bons Ares está situada no Douro Superior, no concelho de Vila Nova de Foz Côa. Trata-se de um lugar muito específico devido aos solos graníticos e à sua altitude (600m), que conferem às uvas estrutura, acidez e um potencial aromático pouco usuais nesta região. Este vinho da Casa Ramos Pinto é um bom exemplo de tradição inovadora. Um clássico moderno.

O ANO
Inverno chuvoso, primavera com alguns aguaceiros e verão muito seco. O ciclo vegetativo foi notavelmente precoce em todas as fases, devido à água presente no solo e às temperaturas amenas da primavera. Durante os meses de julho e agosto, as temperaturas foram elevadas. Na Quinta dos Bons Ares, a vindima das uvas brancas teve início em meados de agosto e terminou na terceira semana de setembro.

VINIFICAÇÃO
A data de vindima de cada parcela é decidida depois de sucessivas provas de uva no campo. Após tomada a decisão, as uvas são vindimadas manualmente e transportadas para o centro de vinificação, separadas segundo a casta e a parcela. Segue-se uma maceração de cacho inteiro a frio por um período de, aproximadamente, 24 horas. As uvas frescas são prensadas suavemente, sem desengaçar e esmagar, e o mosto é transferido para as cubas subterrâneas, onde é feita a decantação. Segue-se o acerto da turbidez do mosto e dá-se início à fermentação. Cerca de 90% do vinho fermenta e estagia em cubas de inox e os restantes 10% em cascos de carvalho francês e austríaco de diferentes capacidades durante um período de 8 meses. Este vinho foi engarrafado no final de maio de 2025.

GASTRONOMIA
O Bons Ares Branco 2024 é um aperitivo ideal, e acompanha muito bem marisco e pratos de peixe grelhado.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105458

Ramos Pinto

Fundada por Adriano Ramos Pinto em 1880, a Casa Ramos Pinto depressa se fez notar pela sua estratégia de inovação e pioneirismo. Associada a vinhos engarrafados de qualidade, implantou-se no mercado brasileiro no início do século XX e rapidamente se tornou responsável por metade do vinho exportado para a América do Sul, enquanto ia conquistando gerações de fiéis apreciadores em Portugal e na Europa. Estas foram consequências naturais de uma estratégia de vanguarda, apoiada na modernização dos circuitos de selecção, lotagem e envelhecimento, na investigação vitivinícola constante e no especial cuidado que Adriano Ramos Pinto dedicou à embalagem e promoção dos seus vinhos. Os vinhos Ramos Pinto tornaram-se, assim, uma referência de qualidade.

Deste apaixonante percurso nasceu uma colecção única de objectos de arte, hoje expostos na Área Museológica – Casa Ramos Pinto, recentemente inaugurada. O gosto pela cultura, incutido por Adriano Ramos Pinto na filosofia de actuação da Casa Ramos Pinto, mantém-se até aos nossos dias. Já em 1997, a Casa Ramos Pinto criou o Museu de Sítio de Ervamoira, destinado à investigação ambiental, enológica, arqueológica e antropológica do Vale do Côa. Existe ainda à disposição dos investigadores um Arquivo Histórico, em Vila Nova de Gaia, com um precioso acervo documental sobre a produção e exportação de vinhos desde as últimas décadas do século XIX.

Ciente de que a qualidade dos seus vinhos começava a ser delineada na terra mãe do Douro vinhateiro, a Casa Ramos Pinto perscrutou meticulosamente esta Região Demarcada, acabando por se tornar proprietária de quintas com características muito especiais, com o fim de alcançar o objectivo de assegurar o controlo e a qualidade de todo o processo de produção. Aprimorando os seus vinhos, a Ramos Pinto criou néctares únicos, com assinatura própria.

Em 1990, a Casa Ramos Pinto passou a integrar o Grupo Roederer, cuja história tem características idênticas. As qualidades que deram fama à Casa Ramos Pinto ganham assim uma maior dimensão internacional.

Morada

Adriano Ramos Pinto – Vinhos, S.A.

Av. Ramos Pinto, 380
4400-266 Vila Nova de Gaia
Portugal