Partilhar:

Vinho Branco
Castello D’Alba
Reserva 2017, 75cl
Douro DOC

5,50

 13.5%

 Imediato

 Servir a 8º-10º

16/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, Nota de prova publicada em 27 de Maio de 2018

Aroma complexo, de carácter mineral em equilíbrio com frutos exóticos, citrinos, flores brancas do campo, além de discretas e sugestivas notas tostadas de barrica. Na boca é gordo e cremoso, com volume e frescura, muito longo.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Castello D’Alba

Origem: neste vinho procuramos a concentração aromática e a acidez elevada das uvas provenientes das vinhas tradicionais muito velhas das cotas altas do Douro Superior, a cerca de 550 metros de altitude, que nos permitam mostrar todo o carácter das castas autóctones Durienses das vinhas velhas que nos permitem vinhos muito minerais e cremosos. Vinificação: vindima manual para pequenas caixas perfuradas de 15 Kg, fermentação com tecnologia a frio, em ambiente redutivo, com temperatura controlada por volta dos 16ºC, recorrendo a processos muito suaves de esmagamento e prensagem sob atmosfera inerte de modo a preservar todo o potencial aromático das uvas, é feito um grande esforço para que todas as operações pré-fermentativas sejam efeituadas dentro do maior rigor, pois são responsáveis pela qualidade intrínseca do futuro vinho. Parte do vinho fermenta em madeira de carvalho francês usada e aí permanece após uma pequena trasfega sobre borras finas com agitação periódica “battonage” até à feitura do lote final com o vinho de cuba inox. Estágio: fermentação e estágio em madeira francesa e americana com agitação das borras durante 6 meses até ao enchimento.Origem: neste vinho procuramos a concentração aromática e a acidez elevada das uvas provenientes das vinhas tradicionais muito velhas das cotas altas do Douro Superior, a cerca de 550 metros de altitude, que nos permitam mostrar todo o carácter das castas autóctones Durienses das vinhas velhas que nos permitem vinhos muito minerais e cremosos. Vinificação: vindima manual para pequenas caixas perfuradas de 15 Kg, fermentação com tecnologia a frio, em ambiente redutivo, com temperatura controlada por volta dos 16ºC, recorrendo a processos muito suaves de esmagamento e prensagem sob atmosfera inerte de modo a preservar todo o potencial aromático das uvas, é feito um grande esforço para que todas as operações pré-fermentativas sejam efeituadas dentro do maior rigor, pois são responsáveis pela qualidade intrínseca do futuro vinho. Parte do vinho fermenta em madeira de carvalho francês usada e aí permanece após uma pequena trasfega sobre borras finas com agitação periódica “battonage” até à feitura do lote final com o vinho de cuba inox. Estágio: fermentação e estágio em madeira francesa e americana com agitação das borras durante 6 meses até ao enchimento.

Informação de alergénios

Contém sulfitos

SKU: 100220

Rui Roboredo Madeira Vinhos

Numa das zonas mais remotas da península ibérica, na zona raiana entre o Douro Superior e a Beira Alta, foi em família que nasceu a paixão de Rui Madeira pelos aromas e cheiros desta terra que nos moldam o carácter. Depois de ter contactado com muitas culturas de viver e fazer os vinhos, em vários ponto do globo, o produtor regressou ao grande vale do Douro convicto do enorme potencial para fazer dos melhores vinhos do mundo. Em respeito pela natureza, pela forma como cultivam as vinhas, os vinhos reflectem as vivências, que cheiram e sabem à terra, ao xisto, ao granito molhado, à esteva, às flores e frutos do campo. É na Adega que são feitos os vinhos com o carácter do ‘terroir’, expresso pelas castas autóctones, a que se junta um estilo próprio e um perfil internacional.

Morada

VDS – Vinhos do Douro Superior, Lda.

Rua Eugénio de Castro, Nr. 248 – Sala 144 – 1º Andar,
4100-225 Porto
Portugal

Carregue no botão e será redireccionado para a ficha técnica do vinho

Nota: a ficha técnica abrirá numa nova janela