Partilhar:

Vinho Branco
Crasto
2024, 75cl
Douro

11,22

 12.5%

 2025-2030

 Servir a 8º-10º

88/100  Wine Spectator

 

O Produtor, nota de prova publicada em 25 de Abril de 2025

Com uma cor amarelo-pálido, este vinho revela uma expressão aromática distinta, onde se destacam notas cítricas intensas e frescas, enriquecidas por suaves nuances florais de flor de laranjeira. No paladar, reflete a tipicidade das vinhas em altitude da região, com uma frescura vibrante e um equilíbrio notável. Sua textura elegante é complementada por uma leve mineralidade, que lhe confere uma profundidade singular. O final é fresco, envolvente e persistente, proporcionando uma experiência harmoniosa e equilibrada.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Crasto

As vinhas, com mais de 20 anos de idade, estão situadas a 600 metros de altitude, em solos graníticos, com exposição nascente-norte. A viticultura segue uma sistematização em vinha ao alto e em patamares de 1 e 2 bardos, o que favorece uma excelente drenagem e aproveitamento da luz solar.

A colheita de 2024 foi marcada por condições climáticas favoráveis no Douro, com precipitação próxima à média histórica e temperaturas ligeiramente superiores à normal, resultando em um ano de excelente qualidade. A gestão cuidadosa da vinha evitou impactos de doenças como míldio e oídio, garantindo uma produção com grande equilíbrio. A maturação das uvas ocorreu de forma lenta e equilibrada, devido às temperaturas amenas durante o dia e noites frescas. O resultado são vinhos brancos e rosés vibrantes e complexos, enquanto os tintos destacam-se pela profundidade e elegância.

Vinificação: 40% Viosinho, 30% Gouveio, 30% Rabigato. As uvas, provenientes de talhões selecionados, foram transportadas em caixas de 22 kg e rigorosamente triadas na adega. Após desengace e prensagem, o mosto foi transferido para uma cuba de inox a 8ºC, onde permaneceu em decantação por 48 horas. A fermentação alcoólica ocorreu principalmente em cuba de inox, com uma pequena parte do lote fermentando em barrica, a 14ºC, durante 30 dias.

Envelhecimento: 85% do lote fermentou e estagiou em cubas de inox por 3 meses, com bâtonnage parcial sobre as borras finas. Os 15% restantes fermentaram e envelheceram em barricas usadas de 225 litros de carvalho francês, também com bâtonnage durante 3 meses.

Engarrafamento: Março 2025

Enólogos: Cátia Barbeta e Manuel Lobo.

Dados Analíticos: Acidez Total: 5,4 gr/L | pH: 3,49 | Açúcar Residual: 1,8 gr/L

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 100687

Quinta do Crasto

Situada na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão, a Quinta do Crasto, é uma propriedade com cerca de 130 hectares, dos quais 70 são ocupados por vinhas. Fazem também parte do património da empresa a Quinta do Querindelo, com 10 hectares de Vinhas Velhas, e a Quinta da Cabreira, no Douro Superior, com 114 hectares de vinha. Com localização privilegiada na Região Demarcada do Douro, a Quinta do Crasto é propriedade da família de Leonor e Jorge Roquette há mais de um século. Como costuma ser com as grandes Quintas do Douro, a origem da Quinta do Crasto remonta a tempos longínquos – o nome Crasto deriva do latim “castrum”, que significa forte romano.

Os importantes investimentos realizados nos últimos anos permitiram modernizar as vinhas e as instalações de vinificação. Isto tem assegurado a produção de vinhos de elevada qualidade, tais como os vinhos Crasto, Crasto Superior e Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas; os vinhos monovarietais Quinta do Crasto Tinta Roriz e Quinta do Crasto Touriga Nacional, os vinhos monovinha Quinta do Crasto Vinha da Ponte e Quinta do Crasto Vinha Maria Teresa, assim como também vinhos do Porto de categorias especiais Finest Reserve, LBV e Vintage.

Na Quinta do Crasto utilizamos as mais avançadas tecnologias de vinificação, conjugadas com o tradicional método de pisa a pé em lagares. A concretização de todos os investimentos, associada à paixão que é colocada na elaboração dos vinhos, levou ao reconhecimento da Quinta do Crasto no panorama vinícola nacional e internacional.

Morada

Quinta do Crasto, S.A.

Quinta do Crasto
Gouvinhas
5060-063 Sabrosa
Portugal