Crasto
As vinhas, com mais de 20 anos de idade, estão situadas a 600 metros de altitude, em solos graníticos, com exposição nascente-norte. A viticultura segue uma sistematização em vinha ao alto e em patamares de 1 e 2 bardos, o que favorece uma excelente drenagem e aproveitamento da luz solar.
A colheita de 2024 foi marcada por condições climáticas favoráveis no Douro, com precipitação próxima à média histórica e temperaturas ligeiramente superiores à normal, resultando em um ano de excelente qualidade. A gestão cuidadosa da vinha evitou impactos de doenças como míldio e oídio, garantindo uma produção com grande equilíbrio. A maturação das uvas ocorreu de forma lenta e equilibrada, devido às temperaturas amenas durante o dia e noites frescas. O resultado são vinhos brancos e rosés vibrantes e complexos, enquanto os tintos destacam-se pela profundidade e elegância.
Vinificação: 40% Viosinho, 30% Gouveio, 30% Rabigato. As uvas, provenientes de talhões selecionados, foram transportadas em caixas de 22 kg e rigorosamente triadas na adega. Após desengace e prensagem, o mosto foi transferido para uma cuba de inox a 8ºC, onde permaneceu em decantação por 48 horas. A fermentação alcoólica ocorreu principalmente em cuba de inox, com uma pequena parte do lote fermentando em barrica, a 14ºC, durante 30 dias.
Envelhecimento: 85% do lote fermentou e estagiou em cubas de inox por 3 meses, com bâtonnage parcial sobre as borras finas. Os 15% restantes fermentaram e envelheceram em barricas usadas de 225 litros de carvalho francês, também com bâtonnage durante 3 meses.
Engarrafamento: Março 2025
Enólogos: Cátia Barbeta e Manuel Lobo.
Dados Analíticos: Acidez Total: 5,4 gr/L | pH: 3,49 | Açúcar Residual: 1,8 gr/L
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100687