Partilhar:

Vinho Branco
Dona Paterna
Alvarinho 2023, 75cl
Monção e Melgaço

12,90

 13%

 2024-2029

 Servir a 10º-11º

 

O Produtor, nota de prova publicada em 20 de Junho de 2024

O vinho Alvarinho Dona Paterna é um clássico. Um néctar cheio de delicadeza, frescura e mineralidade, com fruta branca delicada, citrinos, tons salinos e flores.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Dona Paterna

DOC Vinhos Verdes — Dona Paterna

Os Alvarinhos Dona Paterna nasceram da paixão de Carlos Alberto Codesso pela viticultura, inspiração herdada do seu pai, Manuel Francisco Codesso. Foi com este espírito determinado que, em 1974, Carlos iniciou as primeiras plantações de Alvarinho.

A experiência acumulada no contacto com a vinha, o cultivo das videiras, o conhecimento do terroir e a prática na adega foram a base sólida para o nascimento da marca Dona Paterna, em 1990.

Situada na sub-região de Monção e Melgaço, a Dona Paterna tem vindo a apostar numa viticultura responsável, respeitando o meio ambiente e integrando as mais recentes tecnologias, o que lhe permite apresentar diferentes perfis de Alvarinho — e de outras castas — sempre com elevados padrões de qualidade.

As condições naturais desta sub-região, com solos graníticos e um microclima único de influência atlântica, conferem ao Alvarinho um carácter singular. Graças à elevada pluviosidade, humidade atmosférica, temperaturas amenas e pequenas amplitudes térmicas, esta casta nobre atinge aqui o seu expoente máximo. É também uma das razões da sua raridade: o Alvarinho apenas se desenvolve até aos 200 metros de altitude, exigindo condições muito específicas para expressar todo o seu potencial.

Perfil e harmonização: O Alvarinho Dona Paterna é um vinho fresco, elegante e cheio de personalidade. Ideal como aperitivo, acompanha na perfeição mariscos, pratos de peixe e carnes brancas.

Prémios

Medalha de Ouro – Frankfurt International Trophy 2025 (Alvarinho 2023)

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106916

Dona Paterna

Localizada numa das mais importantes sub-regiões da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a sub-região de Monção e Melgaço, a adega Dona Paterna situa-se, concretamente, no município mais a norte de Portugal, Melgaço, na Quinta da Carvalheira, no centro da freguesia de Paderne, uma região fortemente marcada pela cultura da vinha, nomeadamente da casta alvarinho, uma das castas brancas mais ilustres e considerada, por muitos, a melhor casta branca enxertada nas vinhas portuguesas.

Morada

969 010 541
[email protected]
Quinta da Carvalheira
Paderne, 4960-219 Melgaço