Grandjó
A Real Companhia Velha é proprietária da Quinta do Casal da Granja, uma extensa vinha com 160 hectares, localizada na pequena vila de Granja de Alijó, onde também se situam as suas modernas adegas de vinificação. A marca Grandjó nasce da junção dos nomes Granja e Alijó. Esta marca histórica celebrou em 2012 o seu centenário, sendo atualmente a marca mais antiga da Real Companhia Velha ainda em atividade.
A quinta está situada num planalto elevado, acima do vale do Douro, onde sopram brisas frescas que favorecem especialmente a produção de vinhos brancos de grande qualidade. Entre as várias castas plantadas destaca-se o célebre Moscatel Galego. As uvas são colhidas e fermentadas sob condições rigorosamente controladas, originando mostos aromáticos que resultam em vinhos frescos e expressivos.
O Grandjó Branco Meio Doce é um exemplo clássico do perfil vínico da região. Proveniente de parcelas selecionadas na Quinta do Casal da Granja, este branco vibrante apresenta-se como um excelente parceiro gastronómico para uma grande diversidade de pratos.
O lote é composto essencialmente por Moscatel Galego e Viosinho, sendo enriquecido com a casta Gewurztraminer, recentemente introduzida para ampliar a complexidade aromática, reforçar a estrutura e equilibrar com uma acidez mais vincada.
Vinificação
As uvas são prensadas em prensa pneumática e a fermentação decorre em cubas de inox com controlo de temperatura. O açúcar residual é mantido naturalmente, através da interrupção da fermentação ao baixar a temperatura. O vinho estagia depois em cubas de inox até ao engarrafamento.
Sugestões de harmonização
Porco picante, queijo Gorgonzola, caril e noodles chineses.
Informação de alergénios
Contém sulfitos.
SKU: 100284