Partilhar:

Vinho Branco
Muxagat
Os Xistos Altos Rabigato 2019, 75cl
Douro

 13.5%

 2020-2027

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 12 de Julho de 2021

Tons de amarelo e verde com aspeto brilhante. Combina aromas minerais e defumados com aromas frescos de flores e frutas brancas, e zimbro, uma planta local. Na boca este vinho é "salgado" e mineral, sabores muito característicos da casta Rabigato. É elegante e complexo, com concentração e acidez e um final com grande persistência. Grande potencial de envelhecimento.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Muxagat

As uvas vêm de parcelas de vinhas a 500 m de altitude no Douro Superior. São colhidas manualmente em Setembro em caixas de 20 kg. Na adega antes de serem prensadas, passam 12 horas numa câmara frigorífica a 10ºC.

Já na adega as uvas são esmagadas directamente para uma prensa vertical onde é efectuada uma prensagem longa e suave. O mosto escorre então, por gravidade, para uma cuba de cimento subterrânea. No dia seguinte o mosto é trasfegado para um tonel oval de 2.000 L de carvalho francês e para uma cuba de cimento em forma de ovo de 600 L, onde fermenta com leveduras indígenas. O estágio é de 20 meses.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106057

Muxagat Vinhos

O Douro, a mais antiga região demarcada do mundo, reflete a cultura e as gerações das gentes que há mais de 2000 anos moldam e cultivam a terra para dar vida a uma paisagem e vinhos únicos. E foi essa vontade de explorar, experimentar e de criar que em 2002 nos levou até ao território virgem e inóspito do Douro Superior para dar vida ao primeiro vinho da Muxagat.

“Queremos criar vinhos únicos e diferentes, modernos e interessantes, mas que respeitem o terroir, que reflitam o douro e que saibam a douro

Morada

Muxagat – Vinhos, Lda.

Av. Gago Coutinho E Sacadura Cabral
6430-183 Meda
Portugal