Partilhar:

Vinho Branco
Pêra-Manca
2019, 75cl
Alentejo

69,94
93,25/lt

 13.5%

 Potencial de envelhecimento

 Servir a 10º-12º

17/20  Revista de Vinhos

 

O Produtor, nota de prova publicada em 27 de Março de 2022

Vinho de cor citrina possui um aroma com notas minerais, sendo frutado, persistente, fino e complexo. Na boca, é macio, seco, com um bom corpo e um ligeiro acídulo nobre, que lhe confere harmonia.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Pêra-Manca

DOC Alentejo – Évora.

Um branco de topo com muitos anos de vida pela frente.

O Pêra-Manca é a marca que a Adega Cartuxa reserva para os seus vinhos de exceção; produzido pela primeira vez em 1990, tornou-se uma referência incontornável dos grandes brancos alentejanos.

Produzido a partir de uma selecção das castas Antão Vaz e Arinto, plantadas nas vinhas da Fundação Eugénio de Almeida. Quando as uvas atingem o estado de maturação ideal são colhidas e transportadas para a adega, onde se inicia o processo tecnológico: desengace total e ligeiro esmagamento, prensagem, arrefecimento e clarificação do mosto. Uma parte do lote fermenta em depósito de aço inox, fermentando a outra parte em barricas de carvalho francês, à temperatura controlada de 16ºC.

Após a fermentação segue-se um estágio, sobre borras finas com batonnage periódica, durante 12 meses. Por fim, procede-se a filtrações, loteamentos, estabilização tartárica e proteica, filtração final e engarrafamento a que se segue um estágio final de 9 meses em garrafa.

Equipa de Enologia:
Pedro Baptista
Duarte Lopes

Dados analíticos: Acidez total (g/l) – 6,0 | pH – 3,22 | Açúcares totais (g/l) – 0,9.

Prémios

94/ 100 – Cellar Tracker
94/100 – Revista Adega
18,5/ 20 – Grandes Escolhas

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 120300

Fundação Eugénio de Almeida

A marca Cartuxa é um dos principais activos da Fundação Eugénio de Almeida e atual marca “umbrella” da Adega Cartuxa, do Lagar Cartuxa e do Enoturismo Cartuxa. A insígnia traduz a identidade dos vinhos Vinea, EA, Foral de Évora, Cartuxa, Scala Coeli e do mítico Pêra-Manca, bem como dos azeites Álamos, EA e Cartuxa.

Excelência, qualidade e individualidade – num estilo muito próprio que marca a diferença e define um clássico do Alentejo – são estes os valores reconhecidos pelo público à marca Cartuxa. A força do nome e a associação positiva ao mesmo, faz com que quem experimente se torne automaticamente num leal consumidor. O vinho, o azeite e o projecto de Enoturismo Cartuxa, traduzem igualmente estes mesmos valores. A aposta da Fundação Eugénio de Almeida na criação de produtos de excelência tem sido reconhecida ao longo dos últimos anos com diversos prémios.

Morada

Fundação Eugénio de Almeida

Quinta de Valbom
Estrada da Soeira
7005-003 Évora
Portugal