Partilhar:

Vinho Branco
Ponte Mouchão
2020, 75cl
Alentejo

18,49

 13%

 2022-2028

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 15 de Agosto de 2022

Delicado, cheio de personalidade, é um vinho branco com um equilíbrio, concentração e tensão únicos, deixando sua origem nas vinhas agora com 25 anos.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Ponte Mouchão

Produzido a partir de uvas Verdelho colhidas à mão, inicia a fermentação em tanques de aço inoxidável com temperatura controlada antes de terminar a fermentação principal em novos barris de carvalho francês. Deixada para descansar, a battonagem ocorre durante as primeiras 12 semanas após 6 meses de envelhecimento do barril e antes do engarrafamento.

Prémios

. 88 pontos Robert Parker;
. 17,5 pontos Revista de Vinhos;
. 17,5 pontos Vinho Grandes Escolhas.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 106399

Herdade do Mouchão

Vastas planícies, pontuadas por algumas florestas e extensos olivais, são a paisagem dominante da região do Alentejo. Foi para aqui que, no início do século XIX, Thomas Reynolds migrou, tendo como objectivo o negócio da cortiça. Três gerações depois, o seu neto John Reynolds adquiriu uma propriedade de 900 hectares, denominada Herdade do Mouchão. Aqui, à actividade corticeira a família acabou por adicionar a produção de vinhos. Plantaram-se várias vinhas e em 1901 construiu-se uma adega tradicional, de grossas e brancas paredes de adobe e um elevado pé direito, tudo encimado por um magnífico telhado de telha vã portuguesa. Pensa-se que foi também por iniciativa de John que as primeiras plantas da casta Alicante Bouschet foram trazidas de França. Depois, em 1929, instalou-se a destilaria, a mesma que ainda hoje é utilizada para produzida a aguardente do Mouchão.

Durante a década de 50, do século XX, a actividade vitivinícola sofreu uma singular expansão que se traduziu por um aumento das áreas de vinha, pelo aperfeiçoamento das tecnologias de vinificação e pelo início da venda de vinhos engarrafados, em detrimento da velha tradição de venda de vinho a granel, com um cunho muito regional. Após a revolução de 1974 a herdade foi expropriada e só foi devolvida à família em 1985. Hoje a Herdade do Mouchão continua a ser gerida e trabalhada pelos descendentes da familia original. Todo o processo de vinificação se mantém praticamente intocável, preservando a tradicional vindima à mão e a fermentação das uvas em lagares de pedra com pisa a pés. Num mundo enológico em constante evolução, a Herdade do Mouchão mantém-se como sempre foi, uma tradição de família.

Morada

Vinhos da Cavaca Dourada, SA /
Sociedade Agro-Pecuária do Mouchão e Cavaca Dourada, SA

Herdade do Mouchão
7470-153 Casa Branca
Portugal