Partilhar:

Vinho Branco
Quinta da Pedra Escrita
2022, 75cl
Douro

13,37

 13%

 2023-2027

 Servir a 8º-10º

17/20  Revista de Vinhos

 

O produtor, nota de prova publicada em 25 de Agosto de 2023

Aroma muito cítrico e mineral, notas de toranja, frutos exóticos discretos e flores do campo complexadas por uma forte mineralidade do solo exclusivamente granítico, com um fumado muito discreto. Boca muito persistente e fresca com notas cítricas muito vivas resultando num conjunto muito elegante, com acidez muito fresca e persistente.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Quinta da Pedra Escrita

A Quinta da Pedra Escrita está localizada em Freixo de Numão, no Douro Superior, a uma altitude média de 575 metros. Os solos secos e áridos são predominantemente graníticos, arenosos e muito pobres em nutrientes, originando vinhos de aromas com extrema complexidade e de grande longevidade, como outrora.

Esta é uma tradição que queremos trazer de volta a um mundo de vinhos cada vez mais estereotipados, e que vinca o carácter único dos vinhos brancos de altitude do Douro.

Vinificação: Vindima manual para pequenas caixas perfuradas de 15 Kg, fermentação com tecnologia a frio, em ambiente redutivo, com temperatura controlada por volta dos 16ºC. As uvas são prensadas sem esmagamento e sem desengace sob atmosfera inerte de modo a preservar todo o seu potencial aromático. A totalidade do vinho fermenta em madeira de carvalho francês usada e aí permanece após uma pequena trasfega sobre borras finas com agitação periódica “battonage” até à feitura do lote final no fim da Primavera.

Estágio: Fermentação e estágio de 6 meses, após o que estagiou em garrafa durante 4 meses.

O vinho branco Quinta da Pedra Escrita, tem uma grande aptidão gastronómica e liga excepcionalmente com queijos de ovelha semi-curados, peixes gordos e fumados e mariscos.

Prémios

Melhor Vinho Branco – Festival do Vinho do Douro Superior 2017

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 102029

Rui Roboredo Madeira Vinhos

Numa das zonas mais remotas da península ibérica, na zona raiana entre o Douro Superior e a Beira Alta, foi em família que nasceu a paixão de Rui Madeira pelos aromas e cheiros desta terra que nos moldam o carácter. Depois de ter contactado com muitas culturas de viver e fazer os vinhos, em vários ponto do globo, o produtor regressou ao grande vale do Douro convicto do enorme potencial para fazer dos melhores vinhos do mundo. Em respeito pela natureza, pela forma como cultivam as vinhas, os vinhos reflectem as vivências, que cheiram e sabem à terra, ao xisto, ao granito molhado, à esteva, às flores e frutos do campo. É na Adega que são feitos os vinhos com o carácter do ‘terroir’, expresso pelas castas autóctones, a que se junta um estilo próprio e um perfil internacional.

Morada

VDS – Vinhos do Douro Superior, Lda.

Rua Eugénio de Castro, Nr. 248 – Sala 144 – 1º Andar,
4100-225 Porto
Portugal