Partilhar:

Vinho Branco
Tapada do Chaves
Vinhas Velhas 2008, 75cl
Alentejo

52,49

 14%

 2018-2028

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 23 de Maio de 2018

Obtido da seleção das castas Arinto, Assario, Fernão Pires, Tamarez e Roupeiro, provenientes da vinha velha branca, plantada na tapada em 1903. Cor palha, cítrica, aroma complexo e intenso, com notas de fruta tropical e frutos secos. Na boca é cheio e exuberante, domina a complexidade e a fruta madura muito elegante, com uma acidez vibrante e fresca. Harmonioso no final, intenso na fruta e persistente.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Tapada do Chaves

Vindima manual proveniente da vinha velha branca plantadas na tapada em 1903. Escolha manual da uva, realizada bago a bago, que permitiu obteelevado controlo na homogeneidade qualitativa desde o início do processo produtivo.
Procedeu-se à prensagem da uva, seguida de clarificação do mosto por gravidade – pelo método tradicional a baixa temperatura. As fermentações ocorreram em depósitos de aço inoxidável, a temperatura controlada e recorrendo a leveduras neutras, conseguindo-se desta forma preservar a tipicidade e expressão do terroir. Estágio em garrafa durante 24 meses.
Limitado ao stock existente. No caso do vinho que comprou ficar sem stock, entraremos em contacto para propor um vinho diferente, ou para lhe devolver o valor pago.
As promoções nos vinhos não são acumuláveis com outros descontos ou cupões.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 105309

Tapada do Chaves

É nos arredores de Portalegre, em terras do Alto Alentejo, que são produzidos os vinhos Tapada do Chaves. Há quase 100 anos que esta propriedade dá origem a vinhos de qualidade reconhecida e que estão entre os melhores de Portugal. Pela sua localização privilegiada as terras apresentam características muito particulares e distintas do resto da região. De facto, a Tapada do Chaves situa-se na encosta da Serra de S. Mamede, que constitui um maciço de granito, tendo, por isso, qualidades únicas. Os vinhos Tapada do Chaves preservam o calor e a suavidade da região do Alentejo. Associados a uma forte tradição familiar e a uma história de paixão e dedicação à terra, têm origem nas vinhas da propriedade que lhes dá o nome, com idades entre os 15 e os 85 anos, de onde provêm uvas tintas das castas Trincadeira, Aragonês, Castelão e Tinta Francesa e brancas das castas Fernão Pires, Arinto, Alva e Tamarez.

Durante muito tempo o tinto Tapada do Chaves permaneceu reservado para a elite que o consumia. A sua elevada qualidade foi progressivamente divulgada e este vinho está hoje entre os mais procurados por entendidos e apreciadores. É produzido a partir de uma proporção cuidadosamente determinada das castas e vinificado segundo métodos tradicionais. O estágio em madeiras de carvalho nacional e francês é o culminar da génese do tinto Tapada do Chaves. A qualidade deste vinho tem sido sucessivamente premiada, nacional e internacionalmente. Distinções já também atribuídas por diversas vezes ao Tapada do Chaves Branco. O Tapada do Chaves Vinhas Velhas é produzido exclusivamente com as uvas provenientes da vinha mais antiga da Tapada do Chaves, com mais de 85 anos. Das vinhas novas, a Tapada do Chaves produz, ainda, o vinho regional Almojanda. O sucesso do espumante também oriundo da Tapada do Chaves é mais uma prova da superior qualidade dos néctares aqui produzidos. Um clássico de sempre, que deixa no paladar toda a personalidade dos grandes vinhos do Alentejo.

Morada

Tapada do Chaves
Sociedade Agrícola e Comercial, S.A.

Frangoneiro – Apartado 170
7301-901 Portalegre – Codex
Portugal