Partilhar:

Vinho Branco
Vale da Raposa
Reserva 2023, 75cl
Douro

12,19

 12.5%

 2024-2036

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 18 de Março de 2024

Límpido e citrino. Aroma muito fino, com notas de flores brancas, chá verde, lima, pimenta branca e gengibre. Grande mineralidade, complexidade e pureza de fruta.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Vale da Raposa

No final dos anos 80, a família Alves de Sousa adquiriu os cerca de 18 hectares que compõem a Quinta do Vale da Raposa. Este espaço viria a tornar-se palco de uma estreia notável: em 1992, foi produzido o primeiro vinho DOC Douro da propriedade que rapidamente conquistou os apreciadores e recebeu elogios da crítica especializada. Um exemplo desse sucesso? A inclusão direta na prestigiada lista das 30 Melhores Compras do Mundo, elaborada pelo renomado jornalista inglês Oz Clarke.

Desde então, a Quinta do Vale da Raposa nunca mais parou de inovar. Além do emblemático Grande Escolha, produzido nos melhores anos, a propriedade deu origem a uma aclamada coleção de monovarietais. Entre eles, destacam-se o Touriga Nacional, vencedor da primeira grande prova da casta em Portugal e no Brasil, e o Tinto Cão, que recebeu o único Prémio de Excelência no Douro pela Revista de Vinhos em 2000. Hoje, a Quinta do Vale da Raposa oferece uma linha completa de vinhos do Douro – branco, rosé e tintos –, traduzindo na perfeição a qualidade ímpar do seu terroir.

Vinificação: Desengace total; Prensagem suave e decantação; Fermentação a 16ºC durante 13 dias.

Estágio: 50% em barricas de 2.º ano de carvalho francês; 50% em depósito de inox com “bâtonnage” durante 6 meses.

Sugestões Gastronómicas: Vieiras, salmão, bacalhau, galinha, peru.

Prémios

17/ 20 – Grandes Escolhas

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107358

Alves de Sousa

Descendente de uma família de vitivinicultores do Douro, Domingos Alves de Sousa abandonou em 1987 a sua carreira de engenheiro civil para se dedicar de corpo e alma à exploração das quintas que lhe couberam em herança e a outras que foi entretanto adquirindo. Ao tomar esta opção, Domingos Alves de Sousa tinha já em mente deixar de ser um fornecedor de Vinho do Porto para algumas casas exportadoras, enveredando pela mais árdua mas também mais compensadora actividade de produtor-engarrafador de vinhos do Douro.
Reestruturou e emparcelou as suas vinhas, muniu-se de conhecimentos teóricos de viticultura e enologia, frequentando diversos cursos em Portugal e Bordéus e reuniu uma equipa devidamente qualificada. A construção de uma moderna adega na Quinta da Gaivosa foi o passo final para o início da vinificação das uvas provenientes das suas 5 Quintas.
A qualidade do seus vinhos tem vindo desde então a ser reconhecida através de distinções e referências em revistas da especialidade, destacando-se a atribuição do prémio “Produtor do ano” em 1999 pela prestigiada Revista de Vinhos.

Morada

Domingos Alves de Sousa Unipessoal, Lda.

Quinta da Gaivosa
Pousada da Cumieira, Apartado 15.
5030-055 Santa Marta de Penaguião
Portugal