Partilhar:

Vinho Rosé
Canto X Décimo
2024, 75cl
Alentejo

6,49

  Rosé

 12.5%

 2025-2029

 Servir a 10º-12º

0 /5
0 votaram

 

O Produtor, nota de prova publicada em 16 de Março de 2025

Com uma cor salmão delicada, apresenta aromas finos de frutos vermelhos e notas de morango quase compota. Na boca, é marcado por uma acidez correta e um equilíbrio perfeito entre o corpo e a frescura.

Descubra todos os vinhos deste produtor

Canto X Décimo

Este vinho regional alentejano nasce das mãos experientes do Alentejo, resultado da fusão perfeita entre o terroir e o saber fazer das suas gentes. Com uvas das castas Aragonês, Syrah e Touriga Nacional, colhidas no ponto ideal de maturação, Um verdadeiro reflexo das vindimas alentejanas e da natureza envolvente desta região única.

Vinificação: Após uma maceração curta a baixa temperatura, segue-se um processo de vinificação semelhante ao dos vinhos brancos. As partes sólidas e líquidas são separadas por prensagem, e a fermentação ocorre a baixas temperaturas para preservar ao máximo os característicos aromas da fruta. O vinho é armazenado em cubas de inox para garantir a sua frescura e pureza.

Harmonização: Ideal para acompanhar pratos leves como saladas frescas, peixe grelhado ou marisco.

Parâmetros químicos: Acidez Total: 4,8 g/L | Acidez Volátil: 0,43 g/L | pH: 3,59 | Açúcar Residual: 0,3 g/L

Enólogo: Luís Bourbon.

Informação de alergénios

Contém sulfitos.

SKU: 107746

Abegoaria Wines, S.A.

O Alentejo é o berço da Abegoaria e é aqui que se encontra a maior multiplicidade de projetos, que são tão diversos quanto ricos em experiências. A Adega Granja Amareleja é um estandarte da tradição e da qualidade dos vinhos da margem esquerda do Guadiana. A Amareleza Vinhos traduz a irreverência do seu principal criador, o enólogo José Piteira, mestre incondicional de técnicas ancestrais de vinificação na região – os famosos vinhos de talha. A Herdade da Madeira Velha é a referência de qualidade dos vinhos de Évoramonte.

Os nossos vinhos da Vidigueira nascem numa das sub-regiões mais particulares e emblemáticas de todo o Alentejo, responsável pela criação de vinhos de altíssima qualidade e forte personalidade. A Herdade do Gamito é um dos nossos projetos mais recentes no Alentejo. Mas a joia do projeto são os 500 hectares da Herdade Abegoaria dos Frades, no Alqueva, de onde sairão os melhores vinhos que o terroir permitir e que a mestria dos melhores enólogos conseguir desenvolver.

A mesma necessidade de devolver a dignidade aos produtos genuinamente nacionais levou-nos a percorrer o país e a apostar em projetos fiéis a estes princípios. Da Adega de Alijó, no Douro, à Adega de Penalva, referência da elegância dos vinhos do Dão, passando pela Adega Ponte da Barca (Vinhos Verdes), pela Adega da Meda (Beira Interior), pela Adega de Dois Portos (Lisboa) e, por último, pela Adega de Lagoa (Algarve).

A Quinta Vale de Fornos é outro dos nossos projetos emblemáticos. Com um terroir complexo, de transição entre a região do Tejo e a região de Lisboa, dispõe de condições únicas para a criação de vinhos de excelência. Com lagares clássicos de mármore do século XVIII e uma impressionante coleção de tonéis, os vinhos desta quinta têm impressionado a crítica internacional.

Em 2021, foi concretizado o projeto mais ambicioso do grupo – a aquisição da Vidigal Wines. Esta empresa tem a sua maior força nos mercados internacionais, operando em cerca de 40 países e com marcas de grande sucesso. Depois de ter alargado a sua produção a praticamente todas as regiões vínicas do país, esta aquisição reforçou e consolidou a diversificação do projeto Abegoaria, dando-lhe um sólido impulso nos mercados internacionais.

Em 2022, na categoria de fine wines, são lançados os vinhos Eruptio. Esta é a primeira incursão da Abegoaria nas ilhas, particularmente na ilha do Pico (Açores), património mundial da humanidade pela UNESCO desde 2004. Os vinhos Eruptio são a expressão líquida, honesta e cheia de nuances que representa o terroir vulcânico e atlântico onde crescem as suas raízes.

“Portugal foi bafejado pela sorte. A diversidade do seu território, dos seus vinhos, da sua gastronomia, das suas gentes e tradições é uma riqueza inesgotável. Em cada um dos nossos projetos, procuramos as raízes deste território. Trabalhamos com as gentes locais. Recuperamos património que ficaria perdido num mundo globalizado. Procuramos aquilo que é autêntico e genuíno, para desenvolver experiências eno-gastronómicas com um verdadeiro sentimento de origem. Compreender os nossos produtos passa por compreender as suas origens – belas na sua diversidade e particularidades.

Morada

TagusPark – Núcleo Central, escritório 343, 2740-122 Porto Salvo